Eng Civil
Casos: Eng Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 6533653 • 16/10/2013 • 699 Palavras (3 Páginas) • 512 Visualizações
Figura 1 - fabricação de concreto 2
Figura 2 - separando resíduos 3
Figura 3 - resistência do material 4
Figura 4 - utilização em praças 5
SUSTENTABILIDADE (TÍTULO 1)
O pesquisador Daniel Simiele, da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista (Unesp), inventou uma maneira nova de produzir concreto: substituiu a areia por resíduos de construção e demolição. Obteve um produto de 20% a 30% mais barato e com resistência 39,5% superior, em média, à estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
FIGURA 1 - FABRICAÇÃO DE CONCRETO
Com a reciclagem de concretos é possível obter agregados com características bastante semelhantes ao produto original, a partir de matérias-primas com custo muito baixo. A contribuição para o meio ambiente também é grande, já que se deixa de extrair o montante de 1.560 mil m³ de matéria-prima por ano, só no Município de São Paulo. O descarte de resíduos de construções também ocorre em grande quantidade.
Estima-se que até 10% de todo o material entregue no canteiro de obras é desperdiçado devido à compra em excesso, deficiência no processo de construção, imprecisões ou omissões na elaboração e execução dos projetos, perdas no transporte e armazenamento. Mais de 90% desses resíduos podem ser reciclados e reutilizados. Apenas os concretos com substâncias contaminantes, como sulfato de cálcio, cloretos e óleos podem trazer prejuízo às propriedades do concreto no estado fresco e endurecido, e não devem ser utilizados como matéria-prima.
FABRICAÇÃO DO CONCRETO RECICLADO (TÍTULO 1)
As centrais de reciclagem contam com maquinários semelhantes aos de mineradoras, como esteiras rolantes, britadores, peneiras e classificadores de granulometria
Devido ao menor volume de materiais, a técnica de reaproveitamento na própria obra não exige equipamentos sofisticados. A vantagem da reciclagem in loco é financeira, já que a construtora não precisa se desfazer de um produto pelo qual já pagou.
Nesses casos, devido à menor homogeneidade do material processado, recomenda-se o reaproveitamento como agregado para revestimento ou argamassa de assentamento. O procedimento é simples: o material é encaminhado por dutos a uma minicentral de processamento, onde é triturado para ser normalmente utilizado como agregado. É possível também utilizar um moinho de rolo para a trituração.
A reciclagem em centrais especializadas é feita com aparato técnico mais desenvolvido. Essas centrais contam com maquinários semelhantes aos de mineradoras, como esteiras rolantes, britadores, peneiras e classificadores de granulometria. O entulho é separado, britado, lavado, peneirado e classificado. É também facilitada a segregação entre resíduos cimentícios e cerâmicos, sendo garantida a homogeneidade do material.
PRIMEIRAS ETAPAS DE PRODUÇÃO (TÍTULO 2)
TRITURA DOS RESÍDUOS (TÍTULO 3)
Restos de
...