Engenharia Civil Treliças
Trabalho Escolar: Engenharia Civil Treliças. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbaraevandro • 3/11/2014 • 405 Palavras (2 Páginas) • 1.301 Visualizações
Treliça
Treliça é a estrutura cuja montagem é baseada no triângulo, ou seja, rede de vigas cruzadas, usada no travejamento de pontes e telhados. Trabalho de ripas cruzadas usado geralmente com fins ornamentais. (Rede metálica de resguardo). Pode ser feita com qualquer material que ofereça alguma resistência mecânica como o aço, o alumínio, a madeira, plástico rígido ou concreto armado. Até com tubo de papelão é possível construir uma treliça.
A sua utilização na prática pode ser observada em pontes, viadutos, coberturas, guindastes, torres, etc, são estruturas de barra ligadas entre si por nós articulados, cujas as cargas se aplicam nesses mesmo nós, de modo que resultam unicamente forças normais como esforço solicitante. O campo de aplicação desses estruturas são muito vastos: são usadas nas estruturas de cobertura , desde vãos pequenos a médios, como nas edificações residências e industriais, ate grande vãos, como nas coberturas de estádios, de estações metroviárias; são também usadas nas pontes rodovias e ferroviárias.
No ponto de vista estrutural elas podem ser planas e espaciais, e são constituídas usualmente de madeira, aço e, em menor grau, de concerto armado e protendido. São formadas por um fio longitudinal superior e dois longitudinais inferiores, separados por uma distancia definida por dois estribos em forma de sinusóide, eletrossoldados no dois lados da estrutura e colocados em todos os seus pontos de encontro, formando assim, uma estrutura espacial de nós não articulados.
Classificação:
Quanto a formação as treliças podem ser:
1. Simples:
A treliça será simples se puder ser obtida a partir de configurações indeformáveis pela adição de duas a duas barras partindo nós já existentes para novos nós (um novo nó para cada duas novas barras).
Exemplo:
2. Composta
A treliça é composta quando for formada por duas treliças simples ligadas por 3 barras não simultaneamente concorrentes ou paralelas, ou por um nó e uma barra sendo que esta barra não concorre no nó citado.
A resolução de uma treliça composta pode recair no caso de duas treliças simples, mediante o cálculo prévio dos esforços nos elementos de ligação, o que permitirá isolá-las para fins de cálculo estático.
Exemplo:
3. Complexa:
Uma treliça complexa é classificada por exclusão, ou seja, quando não é simples nem composta. Observe que não podemos afirmar se ela é isostática pela simples análise de b + r = 2 n que é uma condição necessária mas não suficiente para garantir a isostaticidade.
Exemplo:
Figura 1
Figura 2
Figura3
...