Engenharia Eletrica
Dissertações: Engenharia Eletrica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rocha1975 • 29/8/2014 • 961 Palavras (4 Páginas) • 253 Visualizações
1-Gestão ambiental é realização de um conjunto de atividades administrativas e operacionais para a não geração ou redução da poluição sobre o meio ambiente. É importante perceber que a gestão ambiental não deve ser entendida como o gerenciamento do meio ambiente, mais sim como o gerenciamento adequado das atividades humanas para que não comprometam a qualidade do meio ambiente.
1.1- Seu surgimento veio através da necessidade de normalizar as o uso descontrolado dos recursos naturais, com a gana de uma grande produção as coisas veio a crescer desordenadamente agredindo poluindo o ar, água e solo entre outras ações impactantes que surgia negativamente para o meio ambiente e com uma importância significativamente positiva, pois as empresas começaram a ser punido com os atos de degradação ao meio ambiente, o uso dos recursos naturais sem controle e gerando poluição na produção do seu produto, com o nascimento e implantação da gestão Ambiental regras foram criadas e aplicadas e as que não a seguem são punidas.
Por conta disso, muitas empresas começaram alegar desvantagem competitiva no mercado em que estavam inseridas. Na busca por transformar tais desvantagens em vantagens competitivas, dê modo que as empresas investissem na preservação do meio ambiente de forma adequada e com garantia de rentabilidade.
Gestão ambiental é entendida como processo contínuo que permite adaptações às empresas de acordo com suas características produtivas, podendo ser constantemente revistos seus objetivos e metas relacionadas à proteção ambiental, à saúde do trabalhador e ao atendimento das exigências do mercado.
2- a gestão ambiental esta dividida em dois grupos de medidas: medidas proativas de gestão e medidas corretivas de gestão.
2.1- Não geração, por meio dessa estratégia se procura evitar ou não permitir a geração de resíduos mediante melhoria ambiental de processos de manufatura e de produtos. É a principal estratégia a ser adotada, para se obter os melhores resultados de ecoeficiência ambiental empresarial. Engloba a adoção de uma série de medidas de prevenção da poluição da poluição, com destaque para as ferramentas técnicas da poluição com destaque para ferramentas técnicas.
Minimização trata-se da redução da geração de resíduos na fonte geradora. Depois da estratégia de “não geração”, essa é a segunda estratégia de gestão ambiental na lista de prioridade.
2.2- Já no segundo grupo das medidas reativas de gestão, constam as seguintes estratégias: é a reutilização, reaproveitamento ou reuso de resíduos para dentro do processo produtivo. É uma estratégia importante, para se poupar o consumo de recursos (matérias-primas). Por outro lado, a reciclagem interna é uma medida que gera custos adicionais às empresas, pois se consome energia e outros recursos durante o processo de reciclagem também emitem poluentes.
A melhor opção é a reciclagem externa, pois a matéria-prima serve para outras indústrias.
3-ISO 14020: Estabelece os princípios básicos para os rótulos e declaração ambientais (criada em 1998 e revisada em 2002);
3.1- Rotulagem amniental é a garantia de que um determinado produto é adequado ao uso que se propõe e apresnta menor impacto ambiental em relação aos produtos do concorrente disponíveis no mercado. É conhecida tambem pelo nome de selo verde , sendo utilizada em varós países como Japão, Alemanha, Suécia, Paises Baixos e Canadá.
Para a obtenção e manutenção do certificado ISO 14000, a organização tem que se submeter a auditorias períodicas, realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelos organismos nacionais e internacionais.
Nas auditorias é verificado o cumprimento de requisitos como:
• Cumprimento da legislação ambiental;
• Diagnósticos
...