Engenharia mecânica com treinamento especial em mecatrônica
Artigo: Engenharia mecânica com treinamento especial em mecatrônica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lomapa • 6/4/2014 • Artigo • 447 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
Engenharia Mecânica com linha de formação específica em Mecatrônica
O Curso de Engenharia Mecânica com linha de formação específica em Mecatrônica nasceu da necessidade da automação dos controles de processos industriais exigidos pelo avanço da tecnologia de produção.
A Engenharia Mecatrônica baseia-se na integração sinergética da Engenharia Mecânica com a eletrônica e controles inteligentes computadorizados no projeto e manufatura de produtos e processos.
O Curso de Engenharia Mecatrônica forma o aluno com habilidade para pesquisar, extrair conclusões e propor soluções para problemas de engenharia mecatrônica, aplicando princípios científicos e conhecimentos tecnológicos e utilizando sua capacidade de sintetizar informações e desenvolver modelos para solução de problemas da área.
O engenheiro Mecatrônico, devido as suas habilidades possui uma grande penetração nas indústrias modernas e globalizadas, podendo atuar em áreas como automação e controle, nanotecnologia, sistemas robóticos, aquisição de dados, dimensionamento de dispositivos mecânicos remotos, eletrônica industrial, etc.
Mercado de trabalho
A área de atuação é ampla e a demanda por empregos, crescente, garantem profissionais da área. Segundo Jaques Sherique, vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), não há, no país, um número suficiente de profissionais capacitados para atender a demanda por vagas. “É a grande nova engenharia. Tem um mercado de trabalho promissor porque o volume de produção automatizada tem que ser intensificado para o país poder competir com o mercado internacional”, disse.
Não há dados sobre número de engenheiros Mecatrônicos no país, nem sobre a média salarial da categoria. Segundo o Confea, um engenheiro de qualquer área deve receber pelo menos seis salários mínimos (R$ 2.100, em valores atuais) para trabalhar seis horas.
Curso
Há 16 cursos de engenharia mecatrônica no país, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). A graduação tem duração de cinco anos como às demais engenharias. Os primeiros períodos são dedicados a um ciclo básico da formação com disciplinas como cálculo, física, química e computação.
De acordo com os docentes, é essencial que o estudante goste de física, matemática e computação para poder se dar bem nas aulas e até mesmo na profissão. Na parte profissional, os estudantes terão contato com matérias como automação da manufatura eletrônica, mecânica, tecnologia de fabricação, entre outras. Em algumas disciplinas, eles aprendem a fazer produtos Mecatrônicos e testam suas invenções em competições entre colegas e também entre outras universidades em âmbito nacional. Os projetos vão desde carrinhos de controle remoto com softwares até robôs.
O curso conta ainda com um estágio obrigatório de 160 horas e, no final dos cinco anos, o estudante tem que fazer uma monografia para poder concluir a graduação.
...