Entre Rios
Por: Suelen Correia • 9/9/2016 • Relatório de pesquisa • 498 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1]
O filme apresenta uma explicação de como a cidade de São Paulo foi tomando sua forma de maneira simples e clara de entender, mostrou principalmente a relação da cidade e os rios e nos explica porque os rios que antes passavam por cima da terra em leitos bem largos, hoje passam por baixo das grandes rodovias. De maneira geograficamente falando mostra como os rios tiveram o papel fundamental na origem da cidade, naquela época o principal meio de transporte de pessoas e de mercadorias era hidroviário. Mas com a urbanização desenfreada, onde ocorre uma rápida urbanização da cidade e uma devastadora destruição da área natural, o que era tão importante deixa de ser tão importante assim. Com a industrialização e a chegada das máquinas, a situação da cidade de São Paulo começa a ficar ruim, a estrada de ferro e a pesca foram perdendo seu espaço assim sendo perdendo sua importância, em outras palavras uma coisa que era tão importante vai morrendo aos poucos ao ponto de ser visto como barreiras ao progresso da cidade levando assim que os peixes fossem importados dos mares. Um rio que era tão importante começa a gerar problemas de saúde publica com sua contaminação.
E com a chegada do automóvel, a situação se agravou ainda mais, o prefeito da cidade naquela época que defendia o projeto de modernização da cidade, juntamente com aliados cria o projeto de abertura de grandes avenidas promovendo o fácil acesso a diversas partes da região. Como os rios já não tinham sua importância à idéia era aterrar, canalizar, mudar o percurso desses rios, os animais afastados, a cidade transformada assim gerando “lucro” para a população. Sim infelizmente esta foi uma decisão para favorecer apenas uma pequena parcela da população e que acabou prevalecendo sobre uma visão correta, mas infelizmente tudo tem uma consequência, assim como lá no passado teve suas consequências porque o peixe deixou de existir e começou a ser importados, e por fim o que prevaleceu foi o projeto total da modernização. O projeto que deu o inicio é um conhecido problema vivenciado até nos dias de hoje que infelizmente passa despercebido e só se mostram quando chove e a cidade para. Sem ter espaço, sem ter caminho para onde a água escorrer temos as enchentes onde deixa milhares de pessoas desabrigadas, pessoas mortas muitas das vezes essas pessoas não podem sair ou entrar em suas casas, além disso, trânsito e transporte publico ineficiente.
Alguns rios infelizmente não estão alcance dos olhos humanos porque foram enterrados, e outros vemos só de passagem, mas quando o transito pára nas marginais podemos apreciar seu odor ou a cada chuva.
O ser humano cometeu e comete um grande crime. Reprime, muda, transforma a natureza, e isso é uma coisa que ele não tem domínio e nunca poderia ter feito dessa maneira, ultrapassando limites. Pagamos por isso, por dar preferência ao automóvel. [pic 2]
...