Entrevista Com A Psicologa
Casos: Entrevista Com A Psicologa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sony.Stiffler • 3/11/2013 • 485 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
CURSO DE PSICOLOGIA-OS
AVALIAÇÃO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM -SUSTENTABILIDADE
EMERSON ASSIS RA: 6445302025 SABRINA EUFRASIO RA:6816359355
OSASCO,
2013
Ficha Técnica:
Psicóloga entrevistada: Leontina de Azevedo Corrêa.
Crp: 06./55287-1
Area de atuação: Tratamento em dependência química Psicologia / Psiquiatria; Terapia em grupo, casal e individual; Internações e resgates.
Começou a atuar na área de Recrutamento e Seleção, setor de R.H.
Linha de Trabalho: Usa como base a psicanálise de Freud. Mas não descarta a importância de outras linhas, conforme a demanda.
Trabalha na área a 17 anos, formada em 1997 pela UNIP.
Entrevista com a psicóloga:
Entrevistador: Pra você qual o período mais marcante da evolução da história da psicologia no Brasil?
Psicóloga: Pra min o período mais marcante, não só no Brasil, mas um período de grande evolução foi o surgimento da psicanálise, o modo de atendimento introspectivo, de conversar, do paciente relatar suas vivencias para depois serem submetidos a uma avaliação.
Entrevistador: De sua opinião sobre pontos positivos e negativos sobre o processo de evolução da história da psicologia no Brasil.
Psicóloga: Houve muito evolução na história da psicologia aqui no Brasil, apesar de ser muito nova, hoje os psicólogos brasileiros começam a focar mais o seu trabalho no modo de vida do brasileiro na sociedade que se tem hoje, ainda nos baseamos no conhecimento que vem de fora, porem estamos começando a voltar o olhar para nossa sociedade para a nossa realidade.
Entrevistador: Em sua opinião, a Hegemonização continua ativa na psicologia brasileira ou se nos brasileiros deveríamos importar isso de outras culturas?
Psicóloga: Essa hegemonização continua sendo utilizada até os dias de hoje, pois a psicologia não foi iniciada no Brasil e todo o nosso conhecimento sobre essa ciência veio de fora, foi trazida e buscada de outros lugares. Claro que tem essa “importação” nós usamos esse conhecimento para usarmos na nossa realidade. Pois o conhecimento pode ser importado, aprimorado e utilizado em outras culturas. E na questão de usarmos os estudos de dentro e de fora do Brasil continua acontecendo.
Conclusão:
É possível afirmar que a psicologia é uma área em constante mudança, tendo suas bases na filosofia a psicologia veio a se tornar uma ciência a muito pouco tempo e tratar a subjetividade ainda é algo muito complexo, o psicólogo
...