Entrevista Iveco
Trabalho Escolar: Entrevista Iveco. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nokia9891 • 21/4/2014 • 1.981 Palavras (8 Páginas) • 433 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo principal apresentar, a partir da visita técnica à Iveco, o processo de montagem de automóveis, bem como as questões relacionadas à ergonomia: organização do trabalho, regime de trabalho dos operadores, a forma como empresa emprega ações ergonômicas, além das características identificadas a partir de observação visual, como espaços de trabalho, posturas e gestos, existência de um comitê/ programa de ergonomia, etc. Compreende seções com apresentação da empresa visitada, descrição sucinta do processo produtivo da montadora de automóveis, aspectos de ergonomia e principais conclusões.
2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA VISITADA
2.1. Iveco
A Iveco é uma fabricante de veículos pesados, caminhões, ônibus e utilitários leves. Sua sede fica em Turim, Itália, sendo uma subsidiária do grupo Fiat. O nome da empresa é uma referência às primeiras letras de Industrial Vehicle Corporation (Anon., s.d.)
No Brasil a Iveco iniciou suas atividades em setembro de 1997 implantando uma rede própria de concessionárias exclusivas e de assistência técnica encarregada de comercializar veículos importados da Europa e da Argentina. A sede comercial em São Paulo foi implantada em 1999 e a fábrica em Sete Lagoas, MG, entrou em operação em novembro de 2000. Atualmente, a sede administrativa da Iveco é instalada no Edifício Piemonte, sede do Fiat Group no Brasil, em Nova Lima (MG) como forma de buscar sinergias entreas empresas do grupo; a empresa também possui escritórios comerciais em São Paulo, Curitiba e Brasília.
Em 2010, abriu as portas do Centro de Operações de Peças Iveco (COPI), em Sorocaba (SP). Desde 2006, a Iveco também duplicou o tamanho de sua rede de concessionárias, atingindo hoje quase 100 locais de venda de caminhões, atendimento e serviço aos clientes da marca no País (IVECO, s.d.).
Localizada na Rodovia MG 238, Km 73,5, no bairro Jardim Primavera, a fábrica de caminhões da Iveco em Sete Lagoas (MG) é a mais moderna do país. A unidade responde pela montagem de caminhões Iveco leves, semipesados, pesados e micro-ônibus, além de automóveis comerciais leves da marca Fiat, sendo sua capacidade produtiva de 70 mil veículos por ano e produção real de aproximadamente 30 mil carros anualmente. A fábrica situa-se numa área de 2,35 milhões de metros quadrados, dos quais ocupa, atualmente, 600 mil metros quadrados e gera cerca de 2200 empregos diretos.
A Iveco é considerada a montadora de caminhões que mais cresce no país. Desde 2006, quando deu início a um plano de investimentos de R$ 570 milhões, a empresa lançou seis novas famílias de produto e multiplicou suas vendas por cinco, atingindo, em 2010, a soma de 16.000 caminhões vendidos no País. O plano de investimentos já foi responsável pela inauguração, em 2008, do Centro de Desenvolvimento de Produto em Sete Lagoas, o primeiro da Iveco fora da Europa. Lá trabalham cerca de 300 engenheiros e técnicos com aresponsabilidade de desenvolver os futuros produtos da Iveco para o mercado brasileiro e latino americano (IVECO, s.d.).
2.2. FPT Motores
Presente em dez países da Europa e América Latina, com 22 fábricas e 14 centros de pesquisa e desenvolvimento, a FPT – Powertrain Technologies conta com um time de 20 mil profissionais altamente capacitados. A força da marca pode ser comprovada ainda em função da ampla rede de distribuidores, com mais de 1,3 mil centros de assistência e serviços que garantem a presença da empresa em mais de 100 países.
Os produtos FPT estão nas empresas do Grupo Fiat, tais como Fiat Automóveis, Iveco, Lancia, Alfa Romeo, Case IH, New Holland, Iveco Motors e Irisbus. A fábrica de Sete Lagoas (MG) representa um modelo de flexibilidade produtiva, com uma gama de quatro famílias de motores diesel (F1; NEF, Cursor e S8000) destinados às indústrias de veículos comerciais leves e pesados, ônibus, máquinas agrícolas e de construção e geradores de energia (Anon., s.d.).
3. PROCESSO PRODUTIVO
3.1. Montagem de automóveis Iveco
A montagem de veículos na Iveco envolve, além das áreas de suporte, três atividades principais, dispostas no fluxograma apresentado na figura 1.
Figura 1. Principais etapas de processo de produção da Iveco
A funilaria é primeira e principal etapa do processo produtivo da Iveco em Sete Lagoas, com a participação de 276 funcionários. É nesta etapa que as peças que chegam à fábrica são montadas e soldadas para formar a carroceria dosveículos. Após o processo de solda a ponto dos subconjuntos, os mesmos são unidos com a ajuda do mascherone. A máquina auxilia na formação (geometria) da carroceria. A lataria recebe então a complementação da solda ponto – feita com uma ferramenta chamada pinça de solda, que faz a união de duas ou mais chapas metálicas por meio de pressão e calor. Em seguida, as carrocerias seguem para o processo de acabamento final, onde recebem a solda mig. Feita por meio de arames, ela complementa as regiões que não receberam a solda ponto. Nessa fase, partes móveis, como portas, para-lamas e capôs, são incluídas à carroceria (Anon., s.d.). Em linhas gerais, a funilaria envolve atividades de solda, furação, lixamento e transporte.
[pic]
Figura 2. União dos subconjuntos com ajuda de mascherone (Anon., s.d.).
Por último, são realizadas inspeções para conferência do padrão de qualidade Iveco. Os veículos passam por um rígido controle, para verificar se todas as peças foram colocadas de forma correta e segura. Depois de passar por todas as inspeções, os veículos são registrados no sistema Point, que possibilita informar, a qualquer momento, em qual processo da linha de produção os veículos estão. Logo após, eles seguem para a etapa de pintura.
Na unidade de pintura as carrocerias passam inicialmente por um pré-tratamento: lavagem das carrocerias com máquina de pressão de água (Operação de trabalho Band Wash) e banhos químicos (cataforese), que correspondem a fases de desengraxe,fosfatação, passivante e lavagem final com água desmineralizada. Em seguida, ocorre a pintura epóxi por cataforese. O processo seguinte é a sigilatura, que corresponde à vedação da união entre chapas através de uma massa de PVC, que protege contra penetração de poeira e água. As fases de lixamento, pintura, esmalte e revisão fecham o ciclo de pintura.
O setor de montagem se divide pela capacidade de tração do veículo: montagem de veículos leves e montagem de
...