Entrevista de emprego - como se comportar
Por: João Paulo Freitas • 31/8/2016 • Artigo • 597 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
A entrevista de emprego sempre é um grande desafio e uma fonte de aprendizagem. Não existe a fórmula perfeita para que o emprego seja seu, mas existem alguns pontos importantes que fazem as chances de sucesso subirem exponencialmente e que valem a pena serem praticadas ou mesmo evitadas.
Em primeiro lugar uma entrevista de emprego é uma avaliação pessoal, não somente de habilidade, mas também levando em consideração o psicológico comportamental do indivíduo. Então para que o fracasso não se torne realidade, deve-se estar atento e não se demonstrar nervoso ou ansioso demais mesmo antes da entrevista começar, visto que muitas avaliações começam na sala de espera.
Outra dica importante é o diálogo, pois, embora você esteja sendo o entrevistado, é bom que faça perguntas sobre a empresa ou o ambiente de trabalho, faça perguntas simples e inteligentes do modelo “Quais as possibilidades de crescimento na empresa”, ou mesmo questionar o entrevistador a respeito da função do mesmo “a quanto tempo exerce essa função”. Crie perguntas para parecer interessado e não apenas um ouvinte, não entendeu questione, muitas vezes o medo de perguntar representa um funcionário que não se desenvolve, o que com certeza não é o perfil procurado pela empresa.
Um ponto importante é pensar na entrevista não só como o momento, você deve ir preparado, deve estar pronto para responder perguntas sobre seu próprio desempenho, sobre suas qualidades e defeitos, e não se engane, embora pareçam simples deixar para moldar uma avaliação própria na hora é algo que não se deve fazer.
Ainda nesse meio de preparação, não deixe de pesquisar, e se possível conhecer a empresa e pessoas que nela trabalham ou trabalhavam, para evitar fazer perguntas as quais você já deveria conhecer as respostas. Além disso não pense na empresa como a única interessada, pois, o emprego será seu, e, portanto, é do seu interesse estar em um ambiente saudável e uma empresa sólida, portanto vale a pena reforçar os estudos antes de ir para a entrevista e sua vantagem será garantida.
Como não poderia faltar, deve ter uma observação sobre como se vestir e como se comportar. O nervosismo e a ansiedade já foram comentados, mas ainda restam situações como o modo de se vestir e o que comer antes da entrevista a serem discutidas. A questão das roupas as quais se usar, é obvio que o uso de bermudas, shorts, saias curtas não são recomendadas e pelo contrário não devem ser usados em nenhuma hipótese (excluindo-se situações em empregos específicos a céu aberto por exemplo), então em uma entrevista para uma multinacional por exemplo não deixe o terno em casa, faça um bom uso para causar uma boa primeira impressão.
Já a questão da alimentação refere-se aos efeitos de comer alimentos pesados que podem causar problemas como gases que com certeza podem causar um constrangimento desnecessário na hora da disputa pelo emprego. Vale acrescentar que a alimentação é importante para que não passe mal colocando tudo a perder, logo a dica é uma alimentação leve com cerca de uma hora e meia de antecedência para que o efeito seja o mais efetivo.
Essas foram algumas dicas de como se sair bem na entrevista de emprego, guarde bem o que fazer e não fazer, pois, esses detalhes podem fazer a diferença para alcançar o sucesso e conseguir o almejado emprego.
...