Ergonomia E Segurança Do Trabalho
Casos: Ergonomia E Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carline • 24/9/2013 • 288 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
1- O que são Normas Regulamentadoras (NR)?
R. As Normas Regulamentadoras, também chamadas de NR, foram publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Portaria no 3.214/78, para estabelecer os requisitos técnicos e legais sobre os aspectos mínimos de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO). Atualmente, existem 33 Normas Regulamentadoras.
Lembramos ao leitor que a elaboração e modificação das NRs é um processo
dinâmico que necessita de um acompanhamento via Internet pelo endereço
eletrônico (http://www.mte.gov.br).
2- Quem elabora as NRs e como se modificam?
R. As NRs são elaboradas e modificadas por uma comissão tripartite composta por representantes do governo, empregadores e empregados. As NRs são elaboradas e modificadas por meio de portarias expedidas pelo MTE. Nada nas NRs “cai em desuso” sem que exista uma portaria identificando a modificação pretendida.
3- A aplicação das NRs é obrigatória para que tipo de empresa e/ ou instituições?
R. As NRs, relativas à segurança e saúde ocupacional, são de observância obrigatória para qualquer empresa ou instituição que tenha empregados regidos pela CLT, incluindo empresas privadas e públicas, órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como dos órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário.
4- Os requisitos de segurança e saúde ocupacional estão presentes apenas nas NRs?
R. Não, existe uma infinidade de documentos previstos em: leis, decretos, decretos-lei, medidas provisórias, portarias, instruções normativas da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), resoluções da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e agências do Governo, ordens de serviço do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e regulamentos técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).
A observância das NRs não desobriga as empresas do cumprimento destas outras disposições contidas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos estados ou municípios, e outras, oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.
...