Ergonomia Na Construção Civil
Exames: Ergonomia Na Construção Civil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: trindade.jc • 17/11/2013 • 926 Palavras (4 Páginas) • 563 Visualizações
ERGONOMIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Definição
A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida" (Congresso Internacional de Ergonomia, 1969)´
ERGONOMIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
“A ergonomia estuda a adaptação ao trabalho do homem. Isso envolve não somente o ambiente físico, mas também os aspectos organizacionais de como esse trabalho são programados e controlados para produzir os resultados desejados”. A Ergonomia visa a transformação das condições de trabalho, a fim de que elas sejam melhor adaptadas aos trabalhadores. Com este objetivo, a Ergonomia passa por vários estágios, que se diferenciam principalmente pelo enfoque dado aos fatores que influenciam às condições de trabalho.Os dados e conhecimentos ergonômicos podem apoiar e orientar o planejamento e a execução de medidas preventivas de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, como também reduzir o desconforto físico do trabalhador, aumentando assim a eficiência do trabalho. Os riscos ergonômicos estão relacionados com fatores fisiológicos e psicológicos inerentes a execução das atividades profissionais. Estes riscos podem produzir alterações no organismo com relação ao estado emocional dos trabalhadores, comprometendo a saúde, segurança e produtividade. Os riscos ergonômicos mais freqüentes na construção civil são: levantamento e transporte manual de peso, postura e jornada de trabalho. Estes riscos podem gerar fadiga, problemas na coluna do operário, perda de produtividade, incidência de erros na execução do trabalho, absenteísmo, doenças ocupacionais e dores físicas. Com a continuação destas tarefas, o operário, poderá interromper suas atividades periodicamente ou definitivamente. A intervenção ergonômica na construção civil é mais difícil do que nas outras indústrias. São vários os fatores que contribuem para isto: O local de trabalho é mudado todo dia; há grande rotatividade dos trabalhadores; muitos trabalhadores são contratados por empreiteiras e os proprietários da obra alegam não terem condições de contratarem um especialista em ergonomia. O trabalho na construção é um trabalho penoso, e requer posturas que desafiam a ergonomia, mas a intervenção ergonômica é possível na construção.
Existem quatro tipos de intervenção da ergonomia na construção:
1. Mudanças nos materiais de trabalho;
2. Mudanças nas ferramentas e equipamentos;
3. Mudanças nos métodos e organização do trabalho;
4. Treinamento e programas de exercício.
ESTUDOS REALIZADO EM 10 CANTEIROS DE OBRAS
Todas as obras estavam na fase de estrutura, porém executando tarefas diversas, tais como:
1) Preparo e lançamento do concreto.
2) Montagem e colocação das formas, armação das ferragens.
acompanhamento das tarefas citadas acima, através de observações, para verificação dos riscos ergonômicos, analisando a postura de trabalho, o esforço físico, os movimentos repetitivos, ruído e a vibração.
PEDREIRO
POSTURA - foi identificado neste posto de trabalho uma postura inadequada durante o preparo da massa na própria obra, utilizando a betoneira, pois o mesmo era obrigado a ficar curvado por um longo período de tempo para misturar a massa. Isso ocorreu principalmente na edificações de pequeno porte.
FORÇA - foi identificado o uso da força ao transportar o concreto nos carros de mão.
PESO - foi observado um levantamento de peso excessivo quando o trabalhador carregava sacos de cimento, na maioria das vezes, para apressar o trabalho. Foi visto o operário levando mais de um saco de 50 kg de uma só vez.
MOVIMENTOS REPETITIVOS - foi observado uma grande repetição de movimentos naatividade de retirar o concreto do carro-de-mão e colocar no local da concretagem, isso no casoem que a concretagem era feita na própria obra.
RUÍDOS
...