Ergonomia Nos Tempos Modernos
Artigo: Ergonomia Nos Tempos Modernos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wellingtonwrs • 28/5/2013 • 838 Palavras (4 Páginas) • 2.932 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Anápolis
Pesquisa de Ergonomia
Anápolis-go 03/05/2013
Ergonomia do Trabalho Moderno:
A importância da Ergonomia no trabalho moderno está na contribuição para a promoção da segurança e bem-estar das pessoas e consequentemente a eficácia dos sistemas nas quais elas se encontram envolvidas.
De entre os vários itens, refere-se ao mobiliário dos postos de trabalho, aconselhando que ele deva ser adaptado não só às características antropométricas da população, mas também à natureza do trabalho, ou seja, as exigências da tarefa.
Uma boa parte dos problemas de postura que a grande maioria das pessoas adquire ao longo das suas vidas durante o trabalho, como por exemplo, os esforços repetitivos. Qual seria então a solução? O ideal seria que todos os móveis do escritório de casa e qualquer equipamento usado no nosso dia-a-dia passassem por estudo e adequação ergonómica, antes mesmo de serem adquiridos.
São constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, o conforto ou mesmo horas de descanso. Ambos são de grande importância, mas, poucas pessoas prestam atenção nestes detalhes. A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.
Ergonomia na Indústria:
Existe para melhorar a eficiência, confiabilidade e qualidade nas operações industriais através de três elementos: homem-máquina, organização do trabalho e melhoria das condições de trabalho.
• Homem-Máquina: podem-se atuar na fase de projetos, equipamentos e postos de trabalho através da introdução de modificação dos sistemas já existentes, adaptando-se as capacidades e limites do organismo humano.
• Organização do Trabalho: procura-se reduzir a fadiga e a monotonia, através da eliminação das atividades repetitivas, ritmos de trabalho impostos ao trabalhador e falta de motivação pelo ritmo estabelecido sem a participação do trabalhador.
• Melhoria das Condições de trabalho: é feita pela análise das condições de trabalho como a temperatura, calor, iluminação.
Ergonomia na Construção Civil:
A busca de racionalização do processo produtivo na construção civil não ocorre igualmente em todas as empresas. Mas, existe um objetivo em comum que consiste na tentativa de gestão da variabilidade do processo construtivo, seja reduzindo-a pela transferência de atividades para fora do canteiro, seja exercendo certo domínio sobre a variabilidade através de um planejamento antecipado das atividades e de sua articulação, com ênfase no planejamento das atividades de apoio.
Para estas mudanças do processo identifica-se uma maior intervenção da gerência - representado no setor pela engenharia da concepção do trabalho - ao se tentar definir a forma e o ritmo de trabalho dos operários, na tentativa de reduzir a variabilidade do processo produtivo. E esta tendência guarda escassas
...