Escala da infra-estrutura escolar
Projeto de pesquisa: Escala da infra-estrutura escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 00sonia • 5/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.083 Palavras (5 Páginas) • 430 Visualizações
Introdução
Este artigo apresenta uma escala de infraestrutura escolar que foi construída utilizando como ferramenta a Teoria de Resposta ao Item e baseando-se em informações referentes às escolas obtidas no Censo Escolar da Educação Básica 2011. O Censo Escolar da Educação Básica, realizado anualmente pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), coleta dados sobre as escolas, turmas, docentes e alunos brasileiros.
Desenvolvimento
Foram estabelecidas quatro categorias: Elementar, Básica, Adequada e Avançada. Com base na escala, foi feita uma análise comparativa da infraestrutura escolar por região do país e por dependência administrativa.
Ao ler o artigo uma escala para medir a infraestrutura escolar foi baseado em informações referentes às escolas através de um Censo Escolar da Educação Básica em 2011 estabelecendo categorias: Elementar, Básica, Adequada, e Avançada O artigo faz uma análise comparativa por região e por dependência administrativa acredita –se que os resultados obtidos podem para fundamentar estudos futuros ser úteis para orientar as políticas públicas de educação e qual impacto das condições materiais das escolas na qualidade do ensino.
- Principais informações obtidas pela pesquisa.
Pergunta-se no artigo qual a infraestrutura adequada para que uma escola tenha condições de oferecer uma educação de melhor qualidade? Além de contribuir para responder a essa questão de forma objetiva, a escala é útil com referência para estudos que tratam de fatores associados ao desempenho, pois o escore na escala de infraestrutura é um retrato mais preciso do nível socioeconômico da escola do que o nível socioeconômico médio dos alunos que a frequentam, medida usualmente utilizada para esse fim.
Entender esses fatores é de fundamental importância para o desenvolvimento das políticas públicas efetivas no campo da educação.
Foi apresentado Quadros, Tabelas, e Gráficos.
– Variáveis dicotomizadas para a montagem do banco de dados utilizado para a análise da Teoria da Resposta ao Item (TRI).
– Itens excluídos da análise do TRI e o motivo da exclusão.
– Itens utilizados nas análises do TRI.
– Estimativo do parâmetro de discriminação e de dificuldade dos itens da escala de infraestrutura escolar, acompanhadas pelos respectivos erros padrões entre parênteses.
– Informação da escala de infraestrutura em relação ao valor
– Descrição dos níveis da escala de infraestrutura escolar e a porcentagem de escolas por intervalo de proficiência.
– Distribuição das escolas em relação à escala de infraestrutura.
– Distribuição do número de escolas nos intervalos e níveis da escala de infraestrutura.
– Distribuição do número de escolas por nível da escala de infraestrutura escolar para cada região geográfica do país.
– Frequências, percentuais e percentuais acumulativos das escolas federais, estaduais, municipais e privadas em relação aos intervalos e níveis da escala de infraestrutura.
– Distribuição do número de escolas nos intervalos e níveis da escala de infraestrutura, segundo a localização.
Chama a atenção, entre os resultados apresentados, o fato de mais de 44% das escolas da educação básica brasileira ainda apresentarem uma infraestrutura escolar elementar, apenas com água, sanitário, Outro fato que chama a atenção é que somente 0,6% das escolas apresentam uma infraestrutura considerada avançada.
Esses resultados demonstram o quanto ainda é preciso avançar para proporcionar aos estudantes um ambiente escolar com infraestrutura adequada aos propósitos de uma educação de qualidade, especialmente pública, o que perpassa pela qualidade da infraestrutura escolar.
Ao ver na Tabela mostra em termos absoluto e relativo à distribuição das escolas nos intervalos e nos níveis da escala.
Essas escolas têm as seguintes características gerais: dispõe de água, sanitário, energia, esgoto, cozinha, sala de diretoria e equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora.
Apenas 15,5% das escolas brasileiras têm características mais sofisticadas que essas, ou seja, as escolas classificadas como tendo infraestrutura escolar adequada e avançada. Também achei importantes os números e a porcentagem observa-se que, do total de 24.079 escolas localizadas na Região Norte, 17.090 (71%) estão no nível de infraestrutura elementar. Das escolas localizadas na Região Nordeste, a porcentagem de escolas no nível elementar é
...