A ESTRUTURA ESCOLAR HOJE NO ENSINO BRASILEIRO.
Monografias: A ESTRUTURA ESCOLAR HOJE NO ENSINO BRASILEIRO.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 341079 • 11/10/2013 • 722 Palavras (3 Páginas) • 589 Visualizações
INTRODUÇÃO: POR Magali Araujo de Lima
Este trabalho; visa mostrar a realidade da infraestrutura escolar no Brasil.
Baseado em um artigo chamado Uma escala para medir a infraestrutura escolar.
Mostrando as condições e diferença das escolas em uma analise comparativa da infraestrutura escolar por região.
Mostrando as diferenças existentes.
A ESTRUTURA ESCOLAR HOJE NO ENSINO BRASILEIRO.
Para se ter uma educação de qualidade se faz necessário um ambiente, propicio para a aprendizagem.
Um ambiente físico, com infra-instrutora escolar, que estimule e viabilize o aprendizado, favorecendo as interações humanas.
Informações estabelecidas no senso Escolar da educação básica de 2011 estabelecem quatro categorias; elementar, básica, adequada e avançada.
Foi feita uma analise comparativa da infraestrutura escolar por região do país.
Dependências administrativas, estes resultados obtidos, são úteis para orientar as políticas públicas de educação.
Mostra os processos de avaliação educacional, fatores associados relevantes, explica o desempenho escolar dos alunos, nos exames padronizados.
Mostrando as diferenças das escolas estaduais e municipais, urbanas e rurais.
Estes estudos foram realizados para estabelecer quais fatores impactam no aprendizado dos alunos.
É o que nos mostra a infraestrutura elementar, é precária, falta de equipamentos, de extrema necessidade, o básico como água, energia elétrica, esgoto, escolas que muitas vezes não têm sala de diretoria, sala para os professores e biblioteca tão essencial na aprendizagem.
JÁ na infraestrutura básica contamos com o mínimo do mínimo em sua maioria possuem água, energia elétrica, esgoto, sanitários, possui alguns equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora, sala de diretoria...
Apenas 44% das instituições de educação básica têm água encanada, sanitário, energia elétrica, esgoto e cozinha, isto é critico.
O Censo escolar de 2011 nos mostra que de 194.932 escolas brasileiras apenas44% são elementares e somente0, 6% são avançadas.
Ou seja, escolas urbanas têm infraestrutura elementar cerca de18% delas.
O oposto ocorre nas rurais, que em sua maioria estão em condições precárias.
Na infraestrutura adequada, a situação é melhor, pois o espaço físico facilita o ensino e a aprendizagem dos alunos.
Com salas adequadas, sala de professores, biblioteca, laboratório de informática e sanitário para educação infantil, parque infantil, tendo quadra de esportes, além de equipamentos complementares como copiadora e acesso a internet.
Já na infraestrutura avançada, estão próximas de um espaço ideal para a interação social e propiciando a aprendizagem, com a presença de laboratório de ciências e dependências adequadas para o aceso facilitado de crianças e jovens com necessidades especiais.
Sendo que as escolas estaduais têm o percentual de (51,3%) terem a infraestrutura básica, e as escolas municipais (61,8%) são classificadas como sendo elementares.
Com todas estas dificuldades de infraestrutura,há um grande comprometimento
...