Escola De Chiago
Seminário: Escola De Chiago. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fafatotosa • 22/4/2014 • Seminário • 406 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
A Escola de Chicago é conhecida por ter suas idéias relacionadas à teoria neoclássica de formação de preços e ao liberalismo econômico. Engloba diversos economistas liberalistas, defensores das teses monetaristas e de mercados concorrenciais livres do intervencionismo estatal, fazendo assim o que haja uma maior eficiência econômica. Rejeitavam políticas econômicas com inspiração no Keynesianismo ( que davam grande ênfase á política fiscal) e a regulamentação dos negócios, em favor da existência de um mercado livre no comércio internacional.
A cidade segundo os clássicos: Marx, Weber, Durkheim Para Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895), a cidade ocidental moderna constitui o local da produção e reprodução do capital, produto da sociedade capitalista, e, portanto, parte integrante de processos sociais mais amplos. Ela expressa a miséria e a degradação da classe operária, denunciadas com contundência em A situação da classe trabalhadora na Inglaterra (Engels, 1845), retomadas posteriormente em O Capital (Marx, 1867). Para os autores, "a história de qualquer sociedade até nossos dias é a história da luta de classes" (Manifesto Comunista/1848); deriva daí a concepção do papel histórico e estratégico que eles imputam à cidade industrial no século XIX, como locus da luta de classes. Berço da burguesia e de sua ascensão revolucionária, a cidade é também o espaço onde se evidencia a exploração dos trabalhadores e onde, dialeticamente, tal exploração será superada, por meio da revolução operária. A cidade capitalista nessa perspectiva tem concretude histórica.
É diferente, nesse sentido, a ótica de Weber, (1864-1920), que concebe a cidade como tipo-ideal, demarcando um outro campo teórico. Interessa ao autor explicitar a origem e o desenvolvimento do capitalismo moderno e da racionalidade que o atravessa em todas as suas esferas, destacando o papel que a cidade desempenha na emergência desses processos. Weber reúne um conjunto de estudos sobre a Antigüidade, sobre a ética protestante e o espírito do capitalismo e a moral econômica das grandes religiões. Mostrando a intenção do autor de pesquisar a política econômica urbana, tal como se desenvolveu na cidade medieval, o que visava compreender o papel da cidade no desenvolvimento do capitalismo moderno. Para encerrar os clássicos, é preciso mencionar Durkheim (1971), que se interessa indiretamente pela cidade, graças à atenção que concede à morfologia social. Toma como referência para a análise da sociedade a disposição, em determinado território, de uma massa de população de certo volume e densidade, concentrada nas cidades ou dispersa nos campos, que, servida por diferentes vias de comunicação, estabelece diferentes tipos de contato.
...