Escola De Hoje
Pesquisas Acadêmicas: Escola De Hoje. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulinha2005 • 4/9/2014 • 756 Palavras (4 Páginas) • 407 Visualizações
Essa charge retrata uma triste realidade de nossa sociedade.
Algumas pessoas confundem, pensam que ser pobre, não tem a necessidade de estudar, e o maior responsável por isso são os pais que não incentivam os seus s filhos.
Tem crianças que até tem a vontade de estudar, mas não encontra apoio em sua família.
O governo lançou um projeto para acabar com essa situação, visando à parceria da família com o governo. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que cabe às crianças estudem e a família cuida para que a frequência às aulas seja cumprida, sob-risco de punição.
Gênero na sala de aula: a questão do desempenho escolar
Hoje em dia, é um pouco delicado falar de gêneros dentro da escola, porem é um tema muito importante e deparamos logo com a questão da sexualidade.
E sendo assim, quando o assunto é gênero dentro da sala de aula, não lidamos somente com mulheres, professoras, alunas, mas também com homens, e símbolos que definem masculino do feminino.
Na sociedade no que se diz respeito à educação não se leva em conta a importância de se discutir sobre alguns assuntos, e o que nos resta é tentar entender e tentar tornar esses assuntos importantes, mais fácil de lhe dar dentro das salas de aula.
Desde a primeira definição de gênero nos anos 60, podemos perceber alguns avanços ligados à definição de gêneros que vai desde a questão de sexo até a distinção de valores entre homens e mulheres.
Se observarmos, percebemos que o maior problema, esta ligado a gênero sexual, não esta em ambos os nomes, mas na maneira em que cada pessoa pensa poder determinar como cada ser age ou se comporta dentro da sociedade.
Em relação à educação, pesquisa s nos aponta que é mais comum encontrarmos professoras dando aula, e que as meninas tinham o melhor desempenho, levando também em conta, que os meninos eram mais ausentes em sala de aula. Essa desigualdade levasse porque crianças do sexo masculino eram incentivadas pelos pais ou responsável a começar a trabalhar cedo de mais, dando mais valor ao trabalho do que aos estudos, em relação às meninas eram incentivadas aos cuidados da casa e aos estudos.
Convivemos com esse quadro desde muitos anos atrás, e ainda hoje é assim.
Dados de pesquisas atuais, diz que 98% das crianças entre 4 e 17 anos encontra-se matriculado em escolas e também participando de algum programa social, mesmo com esse grande avanço de crescimento dos números de criança matriculadas em escolas, ainda deparamos com esse problema de meninos desistirem dos estudos com mais frequência do que as meninas , e que o desempenho dos meninos é menor do que das meninas. Podemos dizer que esse baixo desempenho dos meninos, é um dos principais motivos do abandono dos estudos, dentre eles, a baixa renda de sua família, praticamente obrigando os filhos a trabalharem para ajudar no sustento da casa.
Preocupadas com essa situação, professoras dedicadas, procuravam saber o que poderiam fazer para chamar a atenção dos alunos, tentando desenvolver atividades que poderiam valer nota, além de ter provas, trabalhos,
...