Escola Estagiada
Artigos Científicos: Escola Estagiada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanfreire • 15/1/2015 • 278 Palavras (2 Páginas) • 383 Visualizações
JUSTIFICATIVA:
É de fundamental importância a presença da música na Educação Infantil, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima. Portanto, a utilização da música torna-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
Ferreira (2008, p.13) afirma que:
A música é, por essa razão um tipo de expressão humana dos mais ricos e universais e também dos mais complexos e intrincados. Portanto, valerá muito ao professor utilizar a música em suas aulas, mas é preciso dedicar-se ao seu estudo, procurando compreende-lo em sua amplitude, desenvolvendo o prazeroso trabalho de sempre escutar os mais variados sons.
Ressaltando, que através de uma escuta orientada e consciente, pode-se levar meninos e meninas a sentir prazer em ouvir e cantar, a buscar o equilíbrio físico e emocional, à socialização e ao desenvolvimento cognitivo.
Snyders (1994, 14) destaca: “propiciar uma alegria que seja vivida no presente é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente.”
De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista no ensino de música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suziana, a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. Assim, realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
...