Escola de Gestão Científica
Relatório de pesquisa: Escola de Gestão Científica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: colegaaluna • 19/11/2014 • Relatório de pesquisa • 2.397 Palavras (10 Páginas) • 309 Visualizações
QUESTÕES DISSERTATIVAS:
1. A antiguidade caracteriza-se por ter sido uma época particularmente profícua para as ciências. Seus pensadores e filósofos criaram e desenvolveram muitas áreas do conhecimento humano, com tal profundidade que até hoje se fazem sentir os efeitos dos seus trabalhos. No que se refere à administração, nunca foram encontradas obras que comprovem seu desenvolvimento na Antiguidade. Entretanto, a construção de uma pirâmide, a estrutura de uma cidade como Atenas e a administração de um império tão vasto como o Império Romano certamente revelam conhecimentos de administração. Qual a contribuição dos antigos filósofos gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles para a Administração?
A administração recebeu influência dos filósofos desde os tempos da antiguidade e suas contribuições são inúmeras, pois por meio de seus estudos que chegamos aos métodos de trabalho usados até hoje, como por exemplo, Platão que propunha que o verdadeiro conhecimento se adquiria e se encontrava nas ideias e não na experiência, que era transitória. Aristóteles, por outro lado, entendia que o conhecimento começa com os estudos da realidade. Embora diferentes esses dois pontos conciliam-se, ambos podem ser encontrados nos métodos usados pela administração científica como o estudo sistemático das tarefas e o entendimento de que a técnica é apenas uma explicação particular. Contrapondo com os dois tem Sócrates que expõe seu ponto de vista sobre a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
2. A Escola da Administração Científica, desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor, era formada principalmente por engenheiros, como Frederick Winslow Taylor (1856-1915), Henry Lawrence Gantt (1861-1919), Frank Bunker Gilbreth (1868-1924), Harrington Emerson (1853-1931) e outros. Henry Ford (1863-1947) costuma ser incluído entre eles pela aplicação desses princípios em seus negócios. A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários. Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização. Nesse sentido, a abordagem da Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial). Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão determinado para sua execução. Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos etc., que constituem a chamada Organização Racional do Trabalho (ORT). Foi, acima de tudo, uma corrente de ideias desenvolvida por engenheiros que procuravam elaborar uma engenharia industrial dentro de uma concepção pragmática. A ênfase nas tarefas é a principal característica da Administração Científica. Qual a contribuição de Gilbreth, Gantt, Emerson, Ford e Follett, para a otimização da eficiência do trabalhador?
Frederick Taylor foi criador e participante mais destacado do movimento da administração cientifica. Seu trabalho junta-se ao de outras pessoas que compartilhavam de esforços para desenvolver princípios e técnicas de eficiência a fim de eliminar os problemas enfrentados pelas empresas industriais como, por exemplo: Henry Gantt, que estudou o indivíduo e sua tarefa, propôs salário-base fixo mais prêmio por produção; Frank Gilbreth, estudo dos micro movimentos; Lilian Gilbreth, introdução da psicologia do trabalho; Emerson, um dos principais auxiliares de Taylor, desenvolveu os primeiros trabalhos sobre seleção e treinamento de empregados, idealizou os 12 princípios para eficiência; Ford, fundou a Ford Motor, fabricou o primeiro carro popular e criou um plano de vendas, produzia desde a matéria prima inicial ao produto final acabado e ainda inventou a linha de montagem, com produção em série, padronizada e de custo baixo; Follett, escrevia sobre trabalho em equipe e valorização do ser humano.
3. Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração, que Fayol definira no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas com uma roupagem atualizada adotando o processo administrativo como núcleo de sua teoria eclética e utilitarista. De um modo geral, aceita-se hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle como as funções básicas do administrador, as quais constituem o chamado processo administrativo. Como ocorre a sequência das funções básicas do administrador que formam o processo administrativo?
Fayol sugeriu que a função administrativa era a mais importante de todas e definiu cada um de seus componentes da seguinte maneira: Prever (planejamento), examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo.
A sequência das funções do administrador forma o ciclo administrativo:
Organização: montar uma estrutura e material para realizar o empreendimento; Comandar (direção), manter o pessoal em atividade em toda a empresa; Coordenação (execução), reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço; Controle: cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e as ordens.
Com isso entendeu-se que para cada função definida anteriormente estavam inseridos os cinco atos administrativos. Apesar de cada função necessitar de pessoas com capacidade especifica pertinente à função, essas pessoas deveriam ser treinadas de maneira organizada para o desempenho da função administrativa. Essa prática é utilizada ainda hoje.
4. Uma empresa está com seu pessoal desmotivado devido a um processo de downsizing (enxugamento de estrutura), que provocou a demissão de 20% de seus recursos humanos e inclusive de profissionais que eram considerados dedicados, bastante tempo de casa e também competentes. Para estimular os empregados que permaneceram, o Diretor Industrial defende que 10% do valor economizado com as demissões sejam repassados para o salário dos que ficaram, bem como seja instalada uma linha de Vans da empresa para transporte dos empregados, reivindicação antiga dos mesmos.O Diretor de RH, por sua vez, defende que não há como estimular o pessoal se não forem oferecidas garantias de permanência no emprego durante um tempo a ser negociado com os próprios empregados e a criação de um plano de carreira contemplando progressões funcionais e promoções.
a) Que necessidades
...