Escolha e Delimitação de Tema
Por: Amélia Marques • 7/5/2016 • Dissertação • 637 Palavras (3 Páginas) • 402 Visualizações
Como escolher e delimitar um tema de pesquisa
Geovana Emanoella Marques Vieira
Um dos maiores problemas enfrentados pelos estudantes e pesquisadores durante um processo de criação de pesquisa é a escolha e delimitação do tema da pesquisa. O tema é o assunto sobre o qual se deseja pesquisar, ele deve ser escolhido de acordo com aptidão, tendências e interesses do pesquisador.
A pesquisa deve ser direcionada a um problema relacionado ao tema, ou seja, um questionamento que esteja associado ao tema e que tenha como proposito orientar a pesquisa e contribuir pra seu esclarecimento. O conhecimento e as experiências acumuladas pelo pesquisador ajudam na criação de problema e consequentemente na delimitação do tema.
A experiência acumulada dos pesquisadores possibilita ainda o desenvolvimento de certas regras práticas para a formulação de problemas científicos, tais como: (a) o problema deve ser formulado como pergunta; (b) o problema deve ser claro e preciso; (c) o problema deve ser empírico; (d) o problema deve ser suscetível de solução; e (e) o problema deve ser delimitado a uma dimensão viável. (GIL, 2004, p. 26)
Para que uma pesquisa seja coesa e bem organizada, é necessário que exista uma delimitação do tema. Segundo Cervo e Bervian (2004) delimitar um tema é solucionar um assunto que desperte o interesse do pesquisador, bem como da sociedade acadêmica.
A delimitação do tema exige alguns critérios entre eles os apontados Gil (2004,) que são o espacial e o temporal. O espacial seria a delimitação do locus, ou seja, do local em que o estudo ocorre, portanto, um estudo que trate de violência urbana pode possuir diversos cenários espaciais (cidade, estado, país, bairro), dessa forma a delimitação atuaria de maneira a garantir uma exatidão nos dados obtidos e na conclusão do estudo. Outro critério de delimitação é a temporal, isto é, o período em que o estudo está sendo realizado. Em uma pesquisa o objeto pode ser situado no tempo presente, passado ou futuro, e até mesmo variar entre esses tempos. Além dessas definições, existe a de que a delimitação deve comportar também o critério populacional (RUDIO, 1985), ou seja, quem será o objeto de pesquisa. Essa população dependerá da área de conhecimento ao qual ela está se propondo a pesquisar.
Escolher o tema e delimita-lo é complicado para a maioria das pessoas, muitas vezes quando se fala em pesquisa é comum que o pesquisador indague seu orientador sobre uma ideia de tema, porém, “É sempre muito difícil falar ou sugerir algo sobre o que as outras pessoas deverão pesquisar e escrever. Mas podemos dizer que o tema deve ligar-se de preferência a problemas organizacionais concretos e envolver sempre uma perspectiva administrativista” (Bertero, 1998). Para que se tenha uma facilidade na delimitação, é necessário que se domine muito bem o tema a ser pesquisado e que se pense nos meios e problematizações que aquele tema pode ter, para só então delimita-lo do modo que lhe pareça mais interessante.
Dito isso, precisa-se pensar em como o tema a ser pesquisado vai implicar na vida daqueles à que ela se destina e como as duvidas do leitor podem ser elucidados pela pesquisa.
...