Escrituração Contabil
Exames: Escrituração Contabil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maaahgobbo • 28/10/2014 • 558 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
Escrituração contábil
A escrituração contábil é obrigatória para todas as organizações, sejam elas de fins lucrativos ou não, conforme determinam as Normas Brasileiras de Contabilidade. Assim, a escrituração contábil da organização deve ser feita por contador habilitado no Conselho Regional de Contabilidade, pois trata-se de uma atividade profissional que exige conhecimentos técnicos específicos , especialmente no que se refere ao atendimento das formalidades exigidas pela legislação, apesar de atualmente, em razão da evolução da informativa, existem vários programas aplicativos(software) de contabilidade à venda, de fácil utilização até mesmo por pessoas leigas no trabalho técnico contábil.
A escrituração será executada:
• em idioma e moeda corrente nacionais;
• em forma contábil;
• em ordem cronológica de dia, mês e ano;
• com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens;
• com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos e a prática de atos administrativos.
A escrituração contábil serve como base para:
a) Distribuição de lucros
b) Compensar prejuízos
c) Não pagar imposto de renda nenhum, por comprovar contabilmente prejuízo;
d) Elaborar as demonstrações contábeis;
e) Comprovar, em juízo, fatos cujas provas dependam de perícia contábil;
f) Contestar reclamações trabalhistas quando as provas a serem apresentadas dependem de perícia contábil;
g) Provar, em juízo, sua situação patrimonial, em questões que possam exigir com herdeiros e sucessores do sócio falecido;
h) Requer concordata, por insolvência financeira;
i) Evitar que sejam consideradas fraudulentas as próprias falência, sujeitando-se seus sócios ou titulares as penalidades previstas na lei de falência.
j) Provar, a sócios que se retiram da sociedade, a verdadeira situação patrimonial da empresa, para fins de restituição de capital ou venda de participação solicitaria; e
k) Comprovar a legitimidade dos critérios, em caso de impugnação de habilitações deitas e, concordatas preventivas ou falências.
Livro diário e razão
Diário: Registra todos os fatos de entrada e saída patrimoniais, tanto econômicas como financeiras, em ordem cronológica, não podendo ser rasurado ou borrado. Exemplo : recebimento de doação; pagamento de salários, etc.
O livro Diário deverá conter o termo de abertura e encerramento, a ser submetido ao órgão competente do Registro do Comércio dentro do prazo previsto na legislação, sob pena de multa prevista no Imposto de Renda.
Razão: registra a situação contábil do fato ocorrido, dando ênfase nos termos contábil
...