Especialização em Educação do Campo e Agroecologia
Por: 123ivoni456 • 26/6/2017 • Projeto de pesquisa • 2.372 Palavras (10 Páginas) • 315 Visualizações
Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari[pic 1]
Especialização em Educação do Campo e Agroecologia.
METODOLOGIA CIENTIFICA
Projeto de pesquisa: Pobreza na área rural Vila Saicã-Cacequi-RS.
Docente: Vantoir Roberto Brancher
Discentes: Ivoní Machado Saldanha
Outubro 2016
1-Resumo:
A gravidade do quadro de pobreza e miséria rural no Brasil, vem chamando atenção já há algum tempo, e nos obriga a pensar sobre suas causas e quais as influências no social e, principalmente, na área de atuação junto da família, na qual as políticas públicas ainda se ressentem de uma ação mais expressiva. Este estudo tem como objetivo apontar o numero de famílias que se encontram em pobreza e vulnerabilidade, na localidade da vila Saicã- 3º Distrito de Cacequi- RS. e detectar quais as possíveis causas.
Trata-se de um estudo de campo, investigativo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Os instrumentos utilizados na coleta de dados serão: Análise documental observação participante e entrevistas. Os resultados mostrarão o número de famílias que se encontram em pobreza em vulnerabilidade e quais as possíveis causas.
Palavras-chave: pobreza rural, vulnerabilidade, causas, políticas públicas,
2-Introdução e justificativa:
A partir da década de 1960 deu-se início a um processo de modernização na agricultura brasileira, logo em 1970 surge a “Revolução Verde” que significa novas técnicas agrícolas para obtenção de maior produtividade ela surgiu em Washington em 1966, esta modernização no campo alterou a estrutura agrária. Pequenos produtores que não conseguiram se adaptar às novas técnicas de produção, não atingiram produtividade suficiente para competir com grandes empresas agrícolas e se endividaram com empréstimos bancários solicitados para a mecanização das atividades, tendo como única forma de pagamento a venda da propriedade para outros produtores. (mundoeducacao- 2009)
A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingiram maior eficiência na produção agrícola, aumentando significativamente à produção de alimentos, entretanto, a fome mundial não foi solucionada, desbancando o discurso humanitário de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome nos países em desenvolvimento. Esta evolução que a agricultura sofreu tem levado à ocorrência de problemas preocupantes a toda sociedade, tais como: a erosão genética,a simplificação dos sistemas produtivos e o empobrecimento do segmento que caracteriza a agricultura familiar, fazendo com que várias famílias da zona rural acabem por ficar em extrema pobreza e em situação de risco. (mundoeducacao- 2009)
A pobreza rural guarda suas peculiaridades frente à pobreza urbana sendo que o grau de vulnerabilidade das famílias pobres rurais tende a ser mais intenso tanto pelo critério da renda, quanto no que se refere à dificuldade de acesso aos serviços básicos de saúde, educação, saneamento básico, dentre outros, e assim acabam desistindo de permanecer no campo e migram para a cidade em busca de melhor qualidade de vida.
Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo de identificar quantas famílias se encontram em pobreza e vulnerabilidade na localidade de Vila Saicã- 3º Distrito de Cacequi-RS, uma área rural do município, e suas possíveis causas, utilizando como estratégia de pesquisa o conhecimento que tenho da Vila, pois residi lá por seis anos e os dados coletados com a Assistência Social e com os Agentes de Saúde da localidade e entrevistas com famílias nestas condições. A comunidade tem uma ampla extensão de terras, é banhado pelo Rio Saicã, muitas das famílias dispõem de espaço para vários cultivos e criação, porém poucos fazem uso, sendo que muitas destas famílias são de baixa renda, com nível de escolaridade baixa, tem alguns agricultores de grande porte, os quais empregam a maioria dos pais de família, já as mulheres ficam em casa cuidando dos filhos, sem ter um trabalho que gere renda, grande parte tem mais que dois filhos, muitos em idade escolar. a comunidade dispõe de um posto de saúde, dois agentes de saúde, uma técnica em enfermagem, uma agente do pim, um servidor para serviços gerais, um subprefeito, tem atendimento médico e odontológico semanal, e uma escola estadual que abrange alunos do pré até o 9º ano, também tem dois mercadinhos, uma farmácia, um clube, uma igreja católica e uma evangélica, uma quadra de esportes;
3- PROBLEMA:
-Quantas famílias encontram- se em pobreza e vulnerabilidade na localidade da Vila Saicã- 3º Distrito de Cacequi- RS, e quais as possíveis causas?
4- OBJETIVO GERAL:
_ Conhecer e quantificar famílias que se encontram em pobreza e vulnerabilidade na localidade de Vila Saicã- 3º Distrito de Cacequi- RS e possíveis causas;
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
_Verificar a quantidade de famílias desta localidade que se encontram em pobreza e vulnerabilidade;
_ Analisar as possíveis causas da pobreza e vulnerabilidade;
_ Destacar as principais causas da pobreza na localidade;
6- REFERÊNCIAL TEÓRICO:
Como refletir sobre o tema da pobreza na área rural de um município sem considerar as significativas disparidades sociais existentes em nosso país? Seria impossível sem antes compararmos as desigualdades que estão explícitas para todos nós em nossa sociedade. Apesar de que a pobreza seja facilmente identificável pelo senso comum, e principalmente porque se convive com ela em várias situações cotidianas, para entendê-la e explicá-la é necessário que se estabeleçam alguns critérios de ordem metodológica e teórica. Na bibliografia especializada, a pobreza tem sido descrita como um fenômeno complexo de significados multivariados para pessoas, instituições ou países, que pode ser identificada através de indicadores de renda, saúde, habitação, educação, entre outros (Corrêa,1998). Corrêa refere-se às causas que geram a pobreza, que podem ser variadas, e que para sabermos se realmente é uma situação vulnerabilidade teremos que saber identifica-las.
...