Esporte E Integração Social
Artigos Científicos: Esporte E Integração Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: hevilap • 29/7/2013 • 331 Palavras (2 Páginas) • 509 Visualizações
Esporte e Integração Social
O reconhecimento do esporte como canal de socialização positiva ou inclusão social, é revelado pelo crescente número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. Na literatura em educação física, esportes e lazer, sociologia e em outras áreas, são apresentadas indicações dos benefícios proporcionados pela prática regular de esportes, na formação moral ou da personalidade dos seus praticantes.
Nos últimos anos, a participação de atletas de destaque (Raí, Cafú e outros), oriundos do futebol, pelo próprio peso social do mesmo, na criação de organizações dedicadas a ofertar atividades esportivas e culturais para crianças e jovens das camadas populares é um indicador privilegiado da força do complexo de crenças esboçadas sobre o esporte. Todavia, a dedicação a tal tipo de atividades pode ser entendida ou justificada tanto a partir da responsabilidade social quanto da devolução, reciprocidade ou gratidão pelo apoio e pelos benefícios recebidos pelo atleta ao longo de sua carreira.
Projetos desenvolvidos por ex-atletas renomados dão certa garantia de continuidade do trabalho durante anos, pois ganharam um bom dinheiro em suas carreiras.
Outro ponto legal a se destacar é como a o a prática esportiva frequente auxilia o bem-estar das pessoas, que se sentem mais saudáveis e, ao mesmo, tempo, com mais energia. O esporte é, de fato, uma espécie de regeneração e renovação diária dos indivíduos. Além disso, você pode destacar como a prática de esportes contribui para a construção de uma identidade nacional mais sólida.
Por fim, salientar que é totalmente necessário que o governo invista maiores verbas no esporte para estimular jovens a praticá-lo.
Em uma proposta de intervenção, você poderia falar da real necessidade do governo investir verbas destinadas à valorização do esporte em ambientes escolares, para que o esporte seja mais praticado no país. Além disso, poderia ser criado algum plano que unisse o esporte à educação, ou seja, os jovens que estudassem e se dedicassem ao esporte poderiam – e deveriam – ser valorizados pelo governo.
...