Estagio Sobre Inclusão
Monografias: Estagio Sobre Inclusão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tereza • 23/5/2013 • 937 Palavras (4 Páginas) • 627 Visualizações
DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
O período de observação teve inicio no dia ------- de março de 2013 e encerrou no dia ------------- de março 2013 . Tendo como sujeitos um grupo de crianças de uma sala de maternal na educação infantil de turma de ensino regular com uma criança em portadora de síndrome de down em processo de inclusão. O ambiente onde as aulas ocorreram foi á sala de aulas, mas tivemos a oportunidade de conhecer todo o ambiente escolar. Ao observarmos o âmbito escolar percebemos que a referida instituição conta com uma boa estrutura física salas amplas e bem iluminadas e com boa ventilação, todas as salas da educação Infantil são decoradas com temas infantis, a escola disponibiliza de vários recursos tecnológicos como TV, DVD, Som, computadores, data show dentre outros.
O corpo docente da referida escola é composta por diferentes níveis de formação, todos os professores possuem nível superior, sendo que alguns, ainda estão em fase de conclusão de curso. A Gestora da escola é bem participativa, os coordenadores pedagógicos são graduados na área da educação, sendo que o coordenador do ensino médio esta cursando sua pós-graduação em inclusão. Existe também uma equipe de apoio como é chamado os responsáveis pela limpeza, lanche e porteiro, estes são os únicos docentes que não possuem uma formação acadêmica especifica, ou seja, nível superior, o que não significa que estes deixem de desenvolver suas tarefas com responsabilidades.
“Incluir não é inserir, mas interagir e contribuir” (Rita Vieira de Figueiredo Revista Inclusão da Educação Especial Dez. 2010´).
Na referida instituição ainda não existe um profissional com formação especifica para lidar com inclusão. Apesar da não existência desse profissional capacitado, os demais buscam forma de inserir e incluir as crianças com NEE de forma que estas tenham de acompanhar os métodos de ensinos das crianças ditas ( normais) assim fazendo com que não somente o professor ou aluno com NEE seja inclusa em uma rotina de aprendizagem, mas buscando inserir todo restante da turma de forma unificada, fazendo com que todos os alunos desenvolvam juntos as tarefas e atividades, seja ela física e motora. Contudo a escola deixa a desejar, pois a mesma não está preparada para receber alunos om NEE.
Durante o período de estágio observamos que o pedagogo não dispõe de uma rotina que leve a garantir a permanência de crianças com NEE na escola, ou que leve essas crianças a um avanço especifico em sua aprendizagem.
“Nas escolas inclusivas, a diferença é um desafio constante á fixação das identidades e constituem um verdadeiro sentido da própria identidade” (SCOTT, 1988, Revista Inclusão da Educação Especial).
A educação especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto que outras se dedicam a vários. O ensino especial é mais frequente em instituições determinadas á acolher deficientes, isto tem sido alvo de criticas, por não promover o convívio entre as crianças especiais e as ditas normais. No entanto, é necessário admitir que a escola regula nem sempre consegue oferecer uma resposta capaz de atender as diversas necessidades destas crianças. Já a educação inclusiva é uma ação educacional humanística, democrática, amorosa mais não piedosa, que percebe o sujeito na sua singularidade e que tem com objetivo o crescimento a satisfação pessoal e a inserção
...