Estatistica
Artigos Científicos: Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gilberto1 • 28/3/2015 • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 224 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERAUNIDERP
Alunos: Denise: RA 8140757387
Gilberto: RA 9978022899
Júlio César: RA 7757668399
João: RA 9978022862
ESTATÍSTICA
Santo Ângelo-RS
2014.
UNIVERSIDADE ANHANGUERAUNIDERP
Alunos: Denise: RA 8140757387
Gilberto: RA 9978022899
Júlio César: RA 7757668399
João: RA 9978022862
ESTATÍSTICA
Trabalho De Estatística do Curso de Administração da Universidade Anhanguera UNIDERP, coordenado pela professora Renata Machado Garcia Dalpiaz orientado pelo tutor presencial Edson Marcos de Freitas.
Santo Ângelo-RS
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho de Estatística conseguimos nos focar na grande importância da mesma não só no meio administrativo, mas em todas as áreas que envolvem números e quantidades.
Pelos estudos realizados conseguimos nos aperfeiçoar e através do mesmo buscar a clareza dos gráficos e números apresentados em relatórios diários dentro da organização, pela Estatística nos aperfeiçoamos quanto a dados e estimativas.
Buscamos de maneira prática e explicativa a forma mais adequada de interpretar os números apresentados tendo em vista que através dos mesmos o administrador da empresa consegue analisar os números e estimativas de resultados.
Conclui-se que a Estatística é usada desde a Antiguidade, para o registro dos habitantes, e também para a estimativa de riquezas que cada um possuía, e esta em toda a nossa rotina não só no trabalho, mas também em nossa rotina diária, nos proporcionando maiores clarezas nos fatos e dados.
1 – ESTATÍSTICA
1.1- Controle Estatístico de Processos
O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos e de serviços com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade, resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos e produtos.
Posteriormente o CEP trará menos retrabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área, podendo assim implantar outros programas como o plano de remuneração variável (PRV).
Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para programarem as melhorias possíveis.
Utilizando do controle estatístico de processos a indústria de fundição do Norte Catarinense, usa esta ferramenta, por exemplo, em produtos tidos como estratégicos pela empresa, é possível se identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade a ser percebida por parte do cliente. Um dos produtos considerados como estratégico, por já estar consolidado no mercado, sendo inclusive tradicional na fundição da empresa, é um determinado bloco de motor para caminhões a diesel.
Sendo assim a Estatística é a ciência que se utiliza das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
1.2 - As aplicações da Estatística
Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.
1.3 – Aplicações da Estatística na área de Administração
A Estatística pode ser usada na área de RH, o estatístico realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles.
Já na área de Marketing e Análise de Mercado o estatístico tem um perfil adequado para trabalhar na monitoração e análise de mercado; nos sistemas de informações de marketing, na prospecção e avaliação de oportunidades; na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas a preços, previsão de vendas, logística da distribuição e nas decisões de canais; no desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias.
Na área financeira o estatístico pode atuar no departamento de seguros e análise atuarial; na avaliação e seleção de investimentos, no estudo e desenvolvimento de modelos financeiros; no desenvolvimento de informações gerenciais; na definição, análise e acompanhamento de carteiras de investimentos; nas análises de fluxo de caixa; na avaliação e projeção de indicadores financeiros; na análise das demonstrações contábeis; no desenvolvimento e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.
Usando estatística numa loja de calçados fazendo um estudo de venda de calçados verificando quais são ao calçados que mais venderam
...