Estatistica Descrtiva
Monografias: Estatistica Descrtiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bonella • 25/9/2013 • 912 Palavras (4 Páginas) • 328 Visualizações
1 ETAPA 1
1.1 Aula-tema: Introdução a Estatística. Estatística Descritiva.
1.1.2 PASSO 1 (Equipe)
Todo conjunto de métodos e processos que visam identificar comportamentos coletivos e não somente de cada um dos elementos individual, denomina-se Estatística, que tem a principal função coleta, analise e interpretação de dados para deles extrair conclusões para futuras soluções. Existem dois tipos de conjuntos de dados que são:
População: é a coleta de todos os dados e resultados, respostas dos elementos a serem considerados de interesse de estudo, que é subdividido em dados, que são informações necessárias para representar a Estatística.
Amostra: é um subconjunto de uma população de interesse.
Após a coleta desses dados, damos inicio a classificação e descrição dos elementos através das variáveis, que é denominado o conjunto dos resultados possíveis de um fenômeno, ex: “sexo” são dois resultados possíveis, (masculino e feminino).
A natureza das variáveis pode ser classificada em:
Variável Qualitativa: seus valores são expressos por atributos, ex: (cor da pele, tipo de sangue, sexo, religião, etc.).
Variável Quantitativa: seus valores são de expressão numérica, ex: (idade, salário, altura, etc.), são subdivididas em:
Variável Quantitativa Discreta: seus valores são representados apenas por números inteiros, “contagem” (1, 2, 3, 4, 5...) ex: (números de filhos, quantidades de estudantes de uma disciplina, etc.).
Variável Qualitativa Contínua: seus valores são representados com números racionais (decimais), ex: (altura, peso, duração da bateria de um celular, etc.).
A Estatística é considerada recente, mas antigamente já era muito utilizada, pois podiam registrar o numero de habitantes de uma cidade, de nascimentos, e era possível avaliar as riquezas individuais e sociais, bens próprios e a produção de alimentos.
Atualmente, os dados obtidos são disponibilizados aos cidadãos e pesquisadores, através de sistemas de informações, que tem como objetivo permitir usar esses dados para analisar e divulgar informações sobre índices de inflação, de situações políticas em uma eleição, índice de emprego e desemprego, auxiliando ainda na prevenção de problemas, como nas áreas de saúde e tecnologia, como também no aumento da produtividade de uma empresa, evitando desperdícios de produtos e matéria-prima.
A partir dos dados coletados em uma amostra de certa população, é possível tirarmos conclusões através das seguintes analises estatística:
Estatística Descritiva: são as descrições das características principais observadas na amostra.
Probabilidade: são as chances de uma determinada situação ocorrer.
Inferência Estatística: conclusões obtidas sobre as características de uma população ou amostra.
Após coletar os dados é possível fazer a classificação através da distribuição de frequência, que é uma tabela que relaciona categorias ou classes de valores, juntamente com contagens ou frequências do numero de valores que se enquadram em cada categoria. A apresentação dos dados pode ser feita através de:
ROL: que é a organização dos dados em ordem crescente ou decrescente.
Agrupamento em Classes: que possibilita uma melhor visualização e uma melhor analise de dados, que são representados da seguinte forma:
• TABELAS:
- Contagem;
- Frequência relativa;
- Frequência Acumulada.
• GRAFICOS:
- Histogramas.
Tipos de Frequência:
Frequência Absoluta (fi): é o numero de vezes que cada dado aparece na pesquisa.
Frequência Relativa (fr): é a porcentagem da (fi) com relação ao total de dados (n).
Frequência Acumulada (f): é a soma das frequências de todos os valores inferiores ao limite superior do intervalo de cada classe.
1.1.3 PASSO 2 (Equipe)
Tempo de vida útil de duas marcas de lâmpadas de 100 watts (em horas).
Lâmpada da marca “A” Lâmpada da marca “B”
684
...