Estetica
Monografias: Estetica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ton12 • 8/10/2013 • 3.847 Palavras (16 Páginas) • 1.939 Visualizações
Acne
Cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Não chamamos uma única espinha de acne, mas, sim, o conjunto dessas manifestações muito comuns na adolescência. O maior responsável pelo aparecimento da acne é a glândula sebácea, que produz a oleosidade da pele. Durante a infância esta glândula permanece inibida, pequena, e não produz nenhum sebo, razão pela qual as crianças têm pele lisa, homogênea e sem oleosidade. A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos). Nas moças, a acne é mais freqüente dos 14 aos 17 anos. Nos rapazes, pode chegar um pouco mais tarde, com maior freqüência entre os 16 e 19 anos. Outro consolo: a maioria dos casos de acne se resolve espontaneamente na segunda década da vida. Mas sempre há exceções: algumas pessoas continuam apresentando os sintomas durante a vida adulta, até cerca de 35 anos. Elas representam apenas 1% da população masculina e 5% da feminina. A acne aparece com maior freqüência no rosto, peito e dorso, onde o número de glândulas sebáceas é maior. Desenvolve-se em pessoas com tendência hereditária; isto significa que um jovem, cujo pai e mãe tiveram acne, tem maior chance de apresentá-la. No entanto, você pode ser o primeiro a ter espinhas em sua família, assim como todos os irmãos ou somente um deles pode apresentar pele acneica. Durante a adolescência, a acne pode apresentar graus variados, com maior ou menor inflamação. Ela sempre é mais grave quando apresenta cistos, caroços e muitas lesões nas costas.
Tratamento da acne
A acne é uma doença que precisa ser tratada independentemente da idade da pessoa. Espremer e cutucar espinhas deve ser evitado, assim como o uso de produtos caseiros ou desconhecidos. Não se deve também acreditar em soluções milagrosas, pois elas só pioram o quadro. Conforme o grau e a intensidade da acne, o tratamento se dá por via oral ou local, dependendo de uma avaliação criteriosa do dermatologista. A acne não é um bicho-de-sete-cabeças e, quando tratada a tempo, não evolui para cicatrizes. É importante lembrar que o adolescente já passa por várias mudanças, tem uma autocrítica exacerbada e uma pele inflamada e marcada só pode prejudicá-lo do ponto de vista psicológico e social.
Câncer de Pele
Dos tumores existentes, o câncer da pele é o mais freqüente. Muitos deles poderiam ser evitados se medidas de prevenção fossem aplicadas em tempo apropriado, permitindo assim sua cura. Existem três tipos de câncer de pele: carcinoma basocelular, espinocelular e melanoma.
Qualquer pessoa pode ter câncer da pele, principalmente as de pele, olhos e cabelos claros, que sempre se queimam e nunca se bronzeiam. Além desses, ruivos e portadores de “sardas”, pessoas que se expõem ao sol por muito tempo ou os que possuem história familiar de tumor na pele também estão no grupo de risco.
Como reconhecer os sinais precoces
• Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida.
• Uma “pinta” preta ou acastanhada que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas suas bordas e cresce de tamanho.
• Uma “mancha” ou ferida que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
O que causa
A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer da pele. Ela se encontra nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial.
A exposição excessiva e prolongada ao sol contribui não só para o risco no desenvolvimento do câncer como também no envelhecimento precoce da pele.
É importante lembrar que o efeito da radiação ultravioleta é cumulativo, ou seja, mesmo depois de parar de se expor ao sol, as alterações da pele podem se manifestar anos depois.
Além da radiação solar outros fatores como raios X e certas substâncias químicas podem levar ao câncer da pele.
Como prevenir
• Examinando sua pele regularmente e reconhecendo os sinais precoces de tumor.
• Protegendo-se dos raios solares através do uso de roupas e/ou filtros solares adequados. Não se esqueça que a radiação solar é mais intensa entre 10 horas da manhã e 3 horas da tarde”.
• Não aconselhamos o uso do bronzeamento artificial.
Não esqueça: O importante com relação ao câncer da pele é que é possível preveni-lo e curá-lo quando diagnosticado precocemente.
Celulite e Estrias
A celulite é causada por alterações na pele e na gordura das áreas afetadas. Ela tende a piorar com o passar da idade, pois é agravada por gorduras localizadas ou pela flacidez. Procure o seu dermatologista para tratamento, mas você tem um consolo: 99% das mulheres têm celulite ou terão algum dia!
Já a adolescência e a gravidez são os períodos onde se deve ter mais cuidado com as estrias. Procure o dermatologista assim que as estrias aparecem, enquanto elas ainda estão avermelhadas. É o mais importante para se obter bons resultados no seu tratamento.
Dermatite de Contato Alérgica
Algumas substâncias, quando em contato com a pele, podem causar algumas lesões avermelhadas, que coçam e produzem gotas d´água no local. Essas são as características de uma dermatite de contato alérgica, e o contato com essas substâncias deve ser evitado.
A dermatite de contato alérgica, geralmente, não é causada por produtos como ácidos, solventes, sabonetes ou detergentes. Esses produtos químicos podem produzir reações irritativas na pele de qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha alergia a eles.
Para descobrir que substância produziu a dermatite de contato, é preciso conversar com um dermatologista e falar sobre seus hábitos no trabalho e em casa, pois pode ser que algum material utilizado no dia-a-dia tenha causado a reação.
Quando não se consegue descobrir o que causou a dermatite de contato, é possível fazer um teste, chamado “Teste de Contato”. Mas já se sabe quais os produtos e substâncias que são mais propícios a desenvolver essas reações
...