Estradas
Casos: Estradas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AmandaLanna • 5/11/2012 • 1.073 Palavras (5 Páginas) • 1.532 Visualizações
Sumário
Apresentação 1
Introdução 2
Metodologia 3
Desenvolvimento do projeto 4
Características Técnicas 4
Seção transversal “tipo” 5
Traçado do projeto no plano horizontal 7
Traçado do projeto no plano vertical 9
Projeto de terraplenagem 11
Bibliografia 22
Anexos 23
2 Apresentação
Este trabalho procura apresentar quais as principais etapas para o dimensionamento, estudo e execução do traçado, perfil do traçado no plano vertical e no plano horizontal, bem como o estudo de parte da terraplenagem do mesmo.
Entende-se por projeto geométrico de uma estrada ao processo de correlacionar os seus elementos físicos com as características de operação, frenagem, aceleração, condições de segurança, conforto, etc.
Os critérios para o projeto geométrico de estradas baseiam-se em princípios de geometria, de física e nas características de operação dos veículos. Incluem não somente cálculos teóricos, mas também resultados empíricos deduzidos de numerosas observações e análises do comportamento dos motoristas, reações humanas, capacidades das estradas já existentes, entre outras. A construção de uma estrada deve ser tecnicamente possível, economicamente viável e socialmente abrangente.
3 Introdução
Em todo projeto de engenharia, e em particular nos projetos de estradas, pode-se, em geral, optar entre diversas soluções.
É decisivo para a escolha da solução final o critério adotado pelo projetista, a sua experiência e o seu bom senso. Deverá, então, o escolher os traçados possíveis e, em seguida, compará-los entre si, atendendo a diversos critérios, tais como raios mínimos de curvas horizontais, inclinações de rampas, curvas verticais, volumes de cortes e aterros, superelevação, superlargura, etc.).
Os trabalhos para construção de uma estrada iniciam-se por meio de estudos de Planejamento de Transporte. Esses estudos têm por objetivo verificar o comportamento do sistema viário existente para, posteriormente, estabelecer prioridades de ligação com vistas às demandas de tráfego detectadas e projetadas, de acordo com os dados socioeconômicos da região em estudo.
4 Metodologia
Foi nos presentado em sala de aula, o projeto topográfico de um terreno onde iriamos implantar uma estrada que ligasse dois pontos do terreno.
Também fomos fornecidos dos pontos de intersecção do traçado, ângulo central e velocidade de diretriz, onde deveríamos com estes dados e o projeto topográfico definir, através dos cálculos, qual o melhor raio para as curvas do tipo espiral e traça-las no projeto topográfico.
Após estas etapas realizamos os cálculos de superlargura e superelevação, o traçado do projeto no plano horizontal, alguns traçados no plano vertical e com isso uma etapa do projeto de terraplenagem deste traçado.
5 Desenvolvimento do projeto
5.1 Características Técnicas
Segundo as normas técnicas, as características técnicas das estradas são estabelecidas em função da Classe da Estrada e da Região onde ela será construída. Originalmente, a Norma de estradas estabeleceu 3 tipos de regiões: plana, ondulada e montanhosa. Posteriormente, foi também incluída na classificação a região escarpada.
Nosso projeto possui classificação como Classe III, esta classificação fornecida é estabelecida através da inclinação natural do terreno, tipo de trafego e a velocidade de diretriz.
A partir deste critério, é estabelecida através da norma a largura da pista de rolagem, do acostamento, e.
• Largura pista de rolagem: 6 metros
• Largura faixa de rolamento: 3,5 metros
• Largura do acostamento: 1,5 metros
• Largura destinada a drenagem: 1 metro
• Largura da faixa de domínio 60 metros
5.2 Secção transversal “Tipo”
Seção transversal é o corte da estrada feito por um plano vertical ao eixo, define e posiciona os diversos elementos que compõem a estrada. Os elementos geométricos que compões a seção transversal de uma estrada e suas dimensões são escolhidos e determinados em função do volume e características do tráfego, classe e importância da estrada e condições mínimas de segurança. Os elementos básicos são: faixas de tráfego, pistas, acostamentos, separadores centrais e faixas para drenagem formando a plataforma da estrada, além de taludes dos cortes e aterros e faixa de domínio.
Como se pode ver a seguir:
5.3 Traçado do projeto no plano horizontal
Vários os fatores que interferem na definição do traçado de uma estrada. Dentre eles, destacam-se:
• a topografia da região;
• as condições geológicas e geotécnicas do terreno;
• a hidrologia e a hidrografia da região;
• a presença de benfeitorias ao longo da
...