Estrategia Empresarial
Artigo: Estrategia Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Samuelpc • 20/6/2014 • 4.450 Palavras (18 Páginas) • 299 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina gestão de pessoas I, Gestão de pessoas II, Responsabilidade social e ambiental
Prof. Ana Céli Pavão, Elisete Alice Zanpronio de Oliveira ,Sérgio de Goes Barboza
Rio Pardo de minas
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------4
2 DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------------4
3 CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------19
4 REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------------20
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, não basta querer para ser um empreendedor, tem também que saber como ser um empreendedor, tem que ter ousadia para inovar, colocar em práticas sonhos, ideias. Facilita muito esse saber, com técnicas de gestão de projetos, as quais veremos:
PRIMEIRO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS
Processos do ciclo de vida de um projeto
5 fases do projeto: Para que uma empresa alcance seus objetivo, é importante manter foco nas estratégias, sendo assim, aconselhável se torna a gestão de um projeto, que tem cinco fases, quais sejam:
1- Fase de iniciação é a fase onde “damos partida” oficialmente ao projeto através do termo de abertura processo que, como todos os demais 43 do guia pressupõem entradas, ferramentas e saída. Aqui todos os envolvidos nesta fase reconhecem que um projeto ou fase deve começar e se comprometem para executá-lo.
Ex: O gerente de projetos deve se envolver em montar o Termo de Abertura do Projeto, com informações do patrocinador do projeto. Este documento contém informações de alto nível sobre o projeto, incluindo algumas etapas-chave e um calendário indicativo de projeto, informações iniciais sobre o orçamento, e uma declaração sobre o que o projeto vai alcançar. Outro papel do gerente de projeto é começar a identificar os participantes do projeto.
2- Fase de Planejamento e a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo cronogramas, independências entre atividades, alocação de recursos envolvidos, analise de custos, etc. para que no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado, sem dificuldades e imprevistos. Nessa fase os planos auxiliarias de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos.
Ex: Geralmente se trabalham com metas nos projetos, de modo que o projeto esteja com a fase de planejamento bem feita, os prazos não serão imprevistos, garantindo assim uma boa execução.
3- Fase de execução e a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante esse processo. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase.
Ex: As pretensões de ação, com metas e com prazos, serão todas cumpridas na parte de execução.
4- Fase de Controle e a fase que acontece paralelamente as de planejamento e execução. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que esta sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas, no menor espaço de tempo possível após a detecção de anormalidade. O objetivo do projeto do controle e controlar a linha de base levantada no inicio do projeto (estado inicial), o seu status real no momento (estado atual), com o status previsto pelo planejamento (estado desejado),tomando ações corretivas em caso de desvio.
Ex: Caso o prazo esteja curto ou extenso, as metas difíceis der ser atingidas ou não, serão corrigidas nesta fase.
5- Fase de encerramento E a fase quando a execução dos trabalhos e avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante projeto são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos e melhores estratégias são identificadas e selecionadas como lições apreendidas. Aqui se formaliza a aceitação do projeto ou fase e encerra-se de uma forma organizada, o projeto solicitado.
Todas as áreas de conhecimento de gestão de projetos tem devida importância e complementam-se. Essas são:
1 Gestão de integração do projeto processos que integram todas as áreas mencionadas. identificam, definem, combinam, unificam e coordenam os grupos do projeto:
Exemplo: Uma estimativa de custo necessária para um plano de contingência envolve a integração dos processos de planejamento descritos em mais detalhes nos processos de gerenciamento de custo do projeto de gerenciamento de tempo do projeto e gerenciamento de riscos do projeto.
2 Gestão de escopo Conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças
Exemplo: o sistema de franquia do Habib’s tem escopo definido para garantir o sucesso, Uma das maiores redes de fast food de comida árabe do mundo, a empresa brasileira Habib’s, proporciona agradável estudo de caso quando o assunto é escopo de um projeto. A rede de restaurantes de comida árabe mais conhecida do Brasil, que tem no preço o símbolo de seu sucesso, conta atualmente com mais de 300 endereços distribuídos pelo país e 150 milhões de consumidores por ano, o que a coloca como a maior rede de fast food genuinamente nacional. O projeto apresentado pelo Habib’s a um franqueado reflete o nível de profissionalismo que a empresa instituiu em seu segmento. O escopo do projeto alia preços baixos, variedade e alto desempenho, o que atrai diversos investidores em busca de franquias da empresa, duas vezes premiada como melhor franquia pela Associação Brasileira de Franquia (ABF), cinco vezes como “Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente”
...