Estrategia Empresarial
Trabalho Universitário: Estrategia Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ewerson7 • 16/10/2014 • 1.233 Palavras (5 Páginas) • 504 Visualizações
Atividade Vol 2– ESTRATÉGIA EMPRESARIAL – 1º semestre / 2014
Nome do Aluno:
1 No início dos anos 90 pesquisas apontavam uma série de problemas relacionados à implementação das estratégias formuladas. De acordo com uma dessas pesquisas, mencione:
a) dois (02) aspectos, vinculados ao clima organizacional, restritivos à implementação das estratégias;
• Desejo de empreender
• Resistência à mudança
b) duas (02) premissas básicas para a implementação das estratégias;
• processo decisório facilitado
• agregação de pessoas segundo critério de interveniência
c) dois (02) características do processo que contribuem para a implementação.
• plano formal funcionando como instrumento gerencial
• programas de ação
2 Duas noções distinguem a administração estratégica do planejamento estratégico. Explique essa distinção.
R: Duas sutilezas distinguem a administração estratégica do planejamento estratégico. A noção de administração estratégica inclui um componente atitudinal voltado para uma postura de compromisso organizacional e adiciona o gerenciamento sistemático da mudança durante a implementação da estratégia. A administração estratégica, portanto, reúne em um mesmo processo, planejamento e implementação, tendo um caráter contínuo de revisão e retroalimentação das estratégias formuladas.
3 Com as dificuldades de implementação das estratégias, verifica-se a necessidade de um novo comportamento, capaz de envolver todos os membros da organização no compromisso com o seu futuro. Esse envolvimento busca responder com mais tempestividade às mudanças contínuas do ambiente. Essa recomendação é compartilhada por vários pesquisadores. O que Igor Ansoff pensa a respeito disso?
R: A esse respeito Igor Ansoff entende que a administração estratégica é um método que transforma a capacidade da empresa em uma nova cultura apta à constante adequação ao ambiente.
4 Segundo esses mesmos pesquisadores o que vem a ser macroambiente das empresas?
R: Uma complexa rede de forças ambientais, sendo afetadas por tendências e sistemas político-legais, econômicos tecnológicos e sociais.
5 Em que aspecto discordaram os pesquisadores Mary Jo Hatch (1997) e Wright (2000), quando descreveram a forma como a organização se relaciona com o ambiente?
R: No aspecto que a entidade influencia o ambiente onde está inserida.
6 Mencione uma crítica feita por alguns pesquisadores ao modelo (ou escola) do “posicionamento”.
R: Os pesquisadores e autores mais céticos Hitt, Hoskisson e Ireland, alegam que não se pode perder de vista que a estratégia também está vinculada aos recursos da empresa transformados em competências centrais ou essenciais. Os defensores dessa abordagem alegam que o position, ao enfatizar excessivamente a análise da indústria e as comparações com outras organizações, acaba produzindo estratégias arremedadas e sem inovação. Outro argumento discordante pondera que o “posicionamento” inibe a criatividade, lembrando que análise de um setor marcado pelo oligopólio, leva invariavelmente a concluir que todas as empresas seguem a mesma estratégia, o que pode ser observado no mesmo “portfólio” de produtos, no emprego de tecnologia semelhante, na mesma forma de comercializar e distribuir os produtos
7 Defina o conceito de “competências essenciais” e explique o caminho percorrido para desenvolvê-las segundo o modelo de formulação estratégica baseado em recursos conhecido como RBV.
R: Na abordagem das competências, a estratégia deve traçar um itinerário para a transformação dos recursos em capacidades e estas em competências visando estabelecer um diferencial que coloque a empresa em vantagem competitiva. Na abordagem das “competências”, a estratégia deve traçar um itinerário para a transformação dos recursos em capacidades e estas em competências visando estabelecer um diferencial que coloque a empresa em vantagem competitiva.
8 Quais são os elementos de sustentação da Administração Estratégica que formam a chamada “trilogia estratégica”. Explique o seu funcionamento.
R: Administração Estratégica (AE) é sustentada numa trilogia: objetivos, competências, oportunidades. O primeiro elemento diz respeito ao propósito central da organização, oportunidade em que ela define o que pretende ser. O segundo define o que ela pode ser, face seus recursos e competências básicas. Por último, as oportunidades refletem o que o ambiente permite fazer.
9 Explique como funciona o modelo de formulação denominado “Planejamento Adaptável”.
R: O modelo de “Planejamento Adaptável”, como mecanismo estimulante e facilitador do processo de administração estratégica. Segundo o modelo o planejamento ocorre de forma incremental de baixo para cima e de cima para baixo, onde as estratégias emergem do consenso entre decisões tomadas na atividade constante e experimentação no nível operacional e decisões corporativas funcionando como tema central, fornecendo a direção. O que se espera neste caso, é que o plano corporativo (formulado no nível institucional) atue como uma bússola, não um mapa rodoviário detalhado, pois os mapas são de pouca utilidade quando a topografia é desconhecida ou muda rapidamente.
10 Cite três (03) premissas básicas configuradas na escola da administração estratégica.
i. a influência do ambiente sobre a atuação da empresa intensificou-se, exigindo a integração entre
...