TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Analise Demonstrativo Contabil

Trabalho Escolar: Estrutura E Analise Demonstrativo Contabil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA E MÉTODO DUPONT

O sistema ou método de análise Dupont é assim chamado devido a criação da firma de explosivos DuPont Powder Company, fundada em 1903 nos Estados Unidos pelo francês Eleuthère Irénée du Pont de Nemours. O ramo de atuação inicialmente compreendia várias firmas de administração independente engajadas somente na fabricação de produtos químicos, principalmente a pólvora, pois na época essa indústria era um ótimo exemplo da utilização da contabilidade gerencial no processo industrial (ANGOTTI, 2010).

Johnson e Kaplan (1993) explicam que aproveitando de uma crise familiar de sucessão, três primos Alfred, Coleman e Pierre, assumiram o controle da DuPont Powder Company. Eles trocaram títulos da nova empresa por ativos dos então proprietários, prometendo ganhos iguais ou melhores que os atuais através da participação nos lucros. Todo o contingente de fábricas independentes, escritórios de vendas e distribuição, antes mediada pelo mercado por dezenas de firmas especializadas, passou a ser coordenada por uma administração central, que coletava dados diários e semanais sobre vendas, folha de pagamento e custos de produção.

Por meio de um sistema contábil centralizado era feito o elo que encadeava a estrutura departamental espalhada pelo território norte americano. As informações possibilitavam que a alta administração formulasse planos de crescimento equilibrado das múltiplas atividades da companhia. A gestão da firma adotava o retorno do investimento como medida básica do desempenho, utilizava no planejamento, avaliação e controle dos lucros desejados pelos acionistas em função dos recursos investidos na firma (JOHNSON; KAPLAN,1993).

Sistema e método de Análise DuPont

O sistema de análise DuPont funciona como uma técnica de busca para localizar as áreas responsáveis pelo desempenho financeiro da empresa. Este sistema funde a demonstração do resultado e o balanço patrimonial em duas medidas-sínteses da lucratividade: as taxas de retorno sobre o ativo total e sobre o patrimônio líquido.

Inicialmente, o sistema DuPont reúne a margem líquida, a qual mede a lucratividade sobre as vendas, com o giro do ativo total, que indica a eficiência da empresa na utilização dos seus ativos para geração de vendas.

Na fórmula DuPont, o produto desses dois índices resulta na taxa de retorno sobre o ativo total.

O segundo passo no sistema DuPont relaciona a taxa de retorno sobre o ativo total à taxa de retorno sobre o patrimônio líquido. Esta última é obtida multiplicando-se a taxa de retorno sobre o ativo total pelo multiplicador de alavancagem financeira, que representa o índice de endividamento geral da empresa.

O sistema DuPont tem sido, há muitos anos, usado pelos administradores financeiros como uma estrutura para analisar as demonstrações financeiras e avaliar a situação econômica-financeira da empresa.

a) Giro do Ativo

Um indicador econômico muito utilizado no mundo capitalista é a Taxa de Retorno sobre o Investimento, pois o investidor estará sempre de olho no lucro gerado pelas empresas.

A lucratividade da Empresa se dá pelo Giro, que é medida de giro dos ativos das empresas, seu resultado é conhecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com