Estrutura e organização da educação brasileira
Projeto de pesquisa: Estrutura e organização da educação brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: indiaratils • 3/6/2014 • Projeto de pesquisa • 898 Palavras (4 Páginas) • 271 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE MATEMÁTICA
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Educação e Diversidade
Introdução
O multiculturalismo somente poderá ser e promovido e protegido se estiverem garantidos os direitos humanos e as liberdades fundamentais, tais como a liberdade de expressão, informação e comunicação, bem como a possibilidade dos indivíduos de escolherem expressões culturais. Várias leis no âmbito nacional e internacional foram criadas com este objetivo.
É crescente a preocupação das instituições de ensino com a elaboração e atualização do Projeto Pedagógico Curricular. Partindo do princípio de que este documento deve se basear em uma série de determinações legais, cabe a escola assegurar a sua observância.
É fundamental que ao construir o Projeto Pedagógico Curricular exista a preocupação com o tipo de cidadão que se pretende formar. Neste sentido o currículo escolar expressa uma determinada prática educativa, e para sua elaboração a escola precisa levar em conta o aluno, a sociedade e a cultura fundamentados em critérios de natureza filosófica, epistemológica, política e cultural.
Desenvolvimento
Passo1
Documento
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional
(LDBEN 9.394/96)
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN)
O tema da Pluralidade Cultural busca contribuir para a construção da cidadania na sociedade
pluriétnica e pluricultural.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Art. 2° As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática.
Referencial Curricular
Nacional para Educação
Infantil, Volume 1.
Cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas.
Passo 2
Título: Comemoração do dia das Mães do Colégio Positivo.
Disponível em:
http://www.colegiopositivo.com.br/ConteudoInterno.aspx?i=201.
Acesso em: 20/04/2014
Análise crítica:
É muito prático prestar homenagem à um ente querido seu, principalmente quando este é o de sua mais alta estima; sua mãe.
Assim como se encontra uma diversidade de personalidades dentro de uma mesma turma, esses mesmos alunos têm correspondentes a eles, uma grande diversidade de núcleos familiares, vivências e, consequentemente, um multiculturalismo.
É responsabilidade de um professor saber lidar com essas diferenças, e, conseguir superar os limites que se apresentam nessa situação. Aproveita-se essa situação e consegue-se obter êxito na missão de homenagear uma pessoa que, apesar da diversidade cultural presente em sala, bem como na escola como um todo; essa pessoa, ou a representação da mesma, ou melhor, o sentimento em relação à mesma é algo bem comum entre eles. Isto é, encontra-se algo extremamente comum, nesse ambiente extremamente
...