Estruturas De Projetos
Exames: Estruturas De Projetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carollima.s2 • 8/5/2014 • 861 Palavras (4 Páginas) • 494 Visualizações
INTRODUÇÃO
Com a finalidade de entregar o melhor resultado ao cliente, a equipe de projetos deverá se estruturar da melhor maneira possível, visto que é essa estrutura que determinará a forma de trabalho do grupo.
A estrutura organizacional deve ser dinâmica e flexível, capaz de adaptar-se às necessidades do mercado, que está cada vez mais exigente. Tal estrutura deve se adequar ao tipo de projeto a ser gerenciado.
TIPOS DE ESTRUTURA
Estrutura Funcional
É a estrutura mais tradicional, marcada pela divisão através de departamentos. O projeto a ser executado é colocado dentro de um dos departamentos técnicos da empresa, um responsável é nomeado, passando a ser o gerente funcional desse departamento, e ele mantém controle absoluto sobre o projeto.
Vantagens e desvantagens:
Os funcionários reportam-se a apenas um diretor, facilitando a comunicação interna e um maior controle sobre eles; existe facilidade de controle do orçamento e dos custos do projeto; grande disponibilidade de mão-de-obra e flexibilidade em seu uso.
Contudo, esse tipo de estrutura tende a atender o ponto de vista de um departamento, e não o ponto de vista do cliente. É uma estrutura mais rígida, com respostas mais lentas às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes.
Estrutura Projetizada
Atualmente o mercado necessita de diversidade de produtos, e as organizações tiveram de se adaptar, tornando-se mais complexas para atendê-lo.
Visando uma integração tecnológica, surgiu a estrutura projetizada. O enfoque desse tipo de estrutura é o próprio projeto. A ideia que a respalda é cultivar lealdade ao projeto, não a um gerente funcional.
Vantagens e desvantagens:
Trata-se de uma estrutura mais flexível, mais simples, relativamente mais fácil de compreender e implementar, possibilitando respostas mais rápidas aos clientes. Permite uma abordagem holística ao projeto. O gerente de projeto tem total autoridade sobre ele, dessa forma a alta gerência possui mais tempo livre para a tomada de decisões executivas.
Entre os pontos negativos destaca-se a incerteza do que irá ocorrer com os membros da equipe quando o projeto for concluído. O custo desse tipo de estrutura também é mais elevado, devido à aplicação de esforços, facilidades e pessoal.
Estrutura Matricial
Trata-se da combinação da estrutura funcional e projetizada. Os grupos de projeto utilizam as mesmas pessoas que pertencem aos setores funcionais.
Essa estrutura pode acontecer de três maneiras:
1) Estrutura matricial fraca: os gerentes funcionais possuem maior poder em relação aos gerentes de projeto.
2) Estrutura matricial forte: gerentes de projeto possuem maior influência sobre os funcionários do que os gerentes funcionais.
3) Estrutura matricial equilibrada: gerentes funcionais e de projeto possuem o mesmo nível de influência sobre o trabalho.
Vantagens e desvantagens:
Esse tipo de estrutura possui diversos pontos positivos: autoridade e responsabilidade são compartilhadas; rápido desenvolvimento de especialistas e generalistas; custos minimizados já que os recursos são compartilhados; é flexível, passível de mudanças rápidas; após o encerramento do projeto a equipe continua com seu cargo.
Entretanto, pode existir duvidas em relação à responsabilidade pela tomada de decisões dentro do projeto, dificultando a monitoração e controle; os gerentes de projeto devem ter habilidade para negociar com os gerentes funcionais.
Estrutura hipertexto
Combina sistemas de negócio (que evidencia a estrutura funcional), equipes de projeto (estruturas temporárias dedicadas a um projeto até sua conclusão) e base de conhecimento (evidencia a criação do conhecimento).
De forma simplificada: membros de uma equipe de projeto, selecionados entre os departamentos no nível de sistemas de negócio, participam de atividades de criação de conhecimento. Ao concluírem o projeto,
...