Estruturas Metalicas
Pesquisas Acadêmicas: Estruturas Metalicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: henriquefray • 2/6/2014 • 547 Palavras (3 Páginas) • 504 Visualizações
1) Laje Mista
Lajes mistas são aquelas em que a fôrma de aço é incorporada ao sistema de sustentação das cargas. Antes da cura do concreto, elas funcionam como suporte das ações permanentes e sobrecargas de construção. Depois da cura, funcionam como parte da armadura de tração da laje ou como a armadura em si.
Chamamos de comportamento misto aço-concreto aquele que passa a ocorrer após a fôrma de aço e o concreto terem sido combinados para formar um único elemento estrutural. A forma de aço deve ser capaz de transmitir o cisalhamento longitudinal na interface aço-concreto por meio de:
• Ligação mecânica por mossas nas fôrmas de aço trapezoidais;
• Ligação por atrito devido ao confinamento do concreto nas fôrmas de aço com cantos reentrantes.
A chapa perfilada de aço, quando o concreto está comprimido nas suas nervuras, tem como objetivo resistir aos momentos fletores positivos atuantes. Nas zonas de momento negativo é necessário incorporar eventualmente uma armadura de reforço, como podemos ver na figura 1 abaixo.
Figura 1
Fonte: Google, 2014
Suas vantagens são:
Dispensa de escoramento;
Redução de desperdício de material;
Facilidade de construção e maior rapidez na construção;
Maior segurança no trabalho, por funcionar como plataforma de serviço e de proteção aos operários que trabalham nos andares inferiores;
Facilidade de passagem de dutos e de fixação de forros;
Redução ( ou eliminação ) da armadura de tração na região de momentos positivos;
2) Viga Mista
As vigas mistas resultam da associação de uma viga de aço com uma laje de concreto ou mista, cuja ligação é feita por meio dos conectores de cisalhamento, geralmente soldados à mesa superior do perfil. As lajes de concreto podem ser moldadas in loco, com face inferior plana ou com fôrma de aço incorporada, com podemos ver na figura 2 , ou ainda, podem ser formadas de elementos pré-fabricados.
Figura 2
Fonte: Google, 2014
As vigas mistas podem ser simplesmente apoiadas ou contínuas. As simplesmente apoiadas contribuem para a maior eficiência do sistema misto, pois a viga de aço trabalha predominantemente à tração e a laje de concreto à compressão.
Suas vantagens são:
Aumento considerável na rigidez do piso;
Menor peso dos perfis de aço;
Menor altura da seção viga-laje;
3) Pilar Misto
Os pilares mistos, de maneira geral, são constituídos por um ou mais perfis de aço, preenchidos ou revestidos de concreto. A combinação dos dois materiais em pilares mistos propicia
...