Estruturação do espaço, organização dos materiais, sua qualidade e adequação
Seminário: Estruturação do espaço, organização dos materiais, sua qualidade e adequação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: panqui • 7/10/2014 • Seminário • 1.390 Palavras (6 Páginas) • 352 Visualizações
Disserte sobre as suas conclusões e aponte algumas ações ambientalmente mais adequadas que Estruturação do trabalho pedagógico: organização da sala de aula/ a aula
“A estruturação do espaço, a forma como os materiais estão organizados, sua qualidade e adequação constituem elementos essenciais de um projeto educativo.”
Madalena Freire
Objetivos de aprendizagem
• Refletir sobre a estruturação do trabalho pedagógico do professor.
• Identificar os elementos essenciais à construção do planejamento do ensino.
• Compreender que o processo de planejamento do ensino permite a mudança das praticas pedagógicas diante da complexidade da atividade docente.
O ambiente é visto como algo que educa a criança. Na verdade, ele é considerado o terceiro educador juntamente com a equipe de professores.
A fim de agir como um educador para a criança, o ambiente precisa ser flexível e deve passar por uma modificação frequente pelas crianças e pelos professores a fim de permanecer atualizado e sensível às suas necessidades de serem protagonistas na sua construção de seu conhecimento.
As crianças não precisam estar reunidas o tempo todo juntas, assim como não precisam estar centralizadas o tempo todo no professor, ou seja, é interessante que, em alguns momentos, elas possam se organizar em pequenos grupos, enquanto o professor observa, percebe e registra as necessidades delas, e/ou faz mediações pontuais com quem precisa e aproxima-se mais de cada criança individualmente, conhecendo-a melhor.
Também é fundamental que o professor proporcione a aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia de cada criança e possibilite momentos de manipulação de objetos e brincadeiras de faz de conta. A organização do espaço da sala é um dos grandes aliados para isso tudo, por isso, precisa ser organizado intencionalmente com base em objetivos claros.
O ambiente pode promover ou inibir o desenvolvimento infantil.
Para ser um parceiro pedagógico, promotor de desenvolvimento e aprendizagens, a organização do espaço deve, em primeiro lugar, atender às necessidades das crianças (as afetivas, as relacionadas à construção da autonomia, de socialização e também as fisiológicas) e constituir-se em um espaço de desafios, descobertas e possibilidades de a criança estabelecer muitas e variadas relações.
Organizar o espaço de modo que prejudique ou até mesmo impeça a mobilidade das crianças poderá acarretar problemas de comportamento e impedir o desenvolvimento pleno de algumas delas, que não se sujeitarão a ficar sentadas ou deitadas por longos períodos.
Sendo assim o ambiente externo e interno da instituição escolar deve promover condições para que as crianças possam correr, saltar, pular, descansar, brincar, experimentar diversos tipos de materiais fornecidos pela natureza e pela cultura, encontrados na areia, na água, nos livros, nos jogos, nos brinquedos, nas brincadeiras e tantos outros presentes no grupo social que a pertencem.
A organização do espaço em cantos temáticos, como o do faz de conta, o da leitura, o dos jogos, dentre outros, possibilita um entendimento de uso coletivo do espaço, em que ao mesmo tempo são possíveis escolhas individuais e grupais, que certamente favorecem a autonomia das crianças.
Os procedimentos e as técnicas de ensino tornam-se mais flexíveis, abertos e dinâmicos, favorecendo a exploração ativa do ambiente escolar, promovendo a possibilidade de a criança manipular, jogar e experimentar. É um fazer pedagógico que possibilita à criança agir sem o auxílio constante do adulto, levando em consideração as necessidades básicas e as potencialidades dela.
Essa forma de organizar o espaço permite quebrar o paradigma de uma escola inspirada num modelo de ensino tradicional de classes alinhadas, umas atrás das outras, de móveis fixos, de armários chaveados pelo (a) professor (a).
“... O espaço é retrato da relação pedagógica porque registra, concretamente, através de sua arrumação (dos móveis) e organização (dos materiais) a nossa maneira de viver esta relação.”
Madalena Freire
Quando se pensa em um ambiente pedagógico para as crianças, é necessário organizar os grupos por faixa etária, respeitando o nível do seu desenvolvimento, pois ele tem muito a ver com os materiais que podem ser mais adequados para sua idade.
Um jogo de damas, por exemplo, não é adequado para crianças com 2 anos de idade.
Pensar que tipo de material deve ser utilizado significa pensar que criança queremos formar, para que e como. Sendo assim, a escolha dos materiais e equipamentos para a unidade escolar deverá ter em vista as características, especificidades e necessidades de cada faixa etária.
Assim, a organização de um berçário é diferente de uma sala para atividades de crianças de 2, 3, 4, 5 e 6 anos –, bem como a estruturação do espaço e dos materiais deve estar condizente com a proposta pedagógica da instituição
Alguns aspectos envolvidos no uso e função dos materiais e na organização do espaço da escola:
- Segurança do espaço e dos materiais - diz respeito à escolha dos materiais que podem ser perigosos para as crianças. Os materiais devem ser seguros, assim como o espaço físico.
- Tesouras e materiais de pontas não são recomendáveis para crianças de 0 a 3 anos de idade, já para as crianças de 4, 5 e 6 anos é possível, desde que estejamos atentos (as) e conversemos com elas sobre seu uso.
...