Estudo Da Ergonomia
Ensaios: Estudo Da Ergonomia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Manso • 13/9/2013 • 685 Palavras (3 Páginas) • 935 Visualizações
Ergonomia:
Classificação principais Riscos Ergonômicos;
Ergonomia:
Classificação Ergonômica;
Contextualização
Diz a NR 17, em seu item 17.1.2. que: “para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psico-fisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a Análise Ergonômica do trabalho [...]”. Assim, não há, para esse tipo de ação, a faculdade ou arbítrio do empregador, mas sua efetiva realização, vinculada a uma exigência normativa.
Análise Ergonômica: Conceito, Objetivo, Técnicas e Classificação
A análise das condições de trabalho é elemento essencial para o desenvolvimento da Ergonomia. A análise Ergonômica - e se realiza para avaliar o entorno de um posto de trabalho, com vistas a determinar riscos, observar excessos, propor mudanças de melhoria etc.
Esta análise procura mostrar uma situação global da tarefa, abrangendo, dentre outros fatores: o posto de trabalho, as pressões, a carga cognitiva, a densidade e a organização do trabalho, o modo operatório, os ritmos e as posturas. Assim, ela não se limita tão só ao posto, mas verifica, também, “as características do ambiente (principalmente quanto ao conforto térmico, conforto acústico e iluminação), [...] do método de trabalho, [...] do sistema de trabalho e análise cognitiva do trabalho”.
Como analisar um processo do ponto de vista ergonômico?
A técnica objetiva (ou direta) se dá por meio do registro das atividades ao longo de um período pré-determinado de tempo, através de observações – “a olho nu” e/ou assistida por meio audiovisual.
A observação é o método mais utilizado numa Análise Ergonômica, uma vez que permite uma abordagem de maneira global da atividade no trabalho.
Técnicas de avaliação;
Análises por check-lists,
Quantitativas
Qualitativas.
check-lists - aos quais reputam os questionários - têm, como principal vantagem, o fato de exigirem que o observador pesquise efetivamente todos os itens previamente propostos, minimizando a chance de algum destes ser esquecido.
Quantitativa, atribui-se conceitos análogos aos vistos com a definição da “técnica objetiva”.
A análise qualitativa, apresenta a vantagem de poder explorar as diversos aspectos da questão sem uma limitação a qualquer instrumento. Tem valor, porém sua aplicação deve estar limitada a pessoas que tenham um profundo conhecimento de ergonomia
Métodos e técnicas científicas para observar o trabalho humano;
o Análise da demanda: definição do problema a ser estudado;
o Análise da tarefa: análise das condições ambientais, técnicas e organizacionais de trabalho;
o Análise das atividades: análise dos comportamentos do ser humano no trabalho (gestuais, informacionais, regulatórios e cognitivos).
Como em todo processo científico de investigação, a espinha dorsal de uma intervenção ergonómica é a formulação de hipóteses.
Exemplo de um roteiro para análise ergonomica de um posto de trabalho.
Exemplo de avaliação
1. Demanda
( ) Prioridade a partir do Panorama Ergonômico
( ) Informe de desconforto pelos trabalhadores
(
...