Estudo Dirigido
Ensaios: Estudo Dirigido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TAtahkenny • 23/10/2014 • 341 Palavras (2 Páginas) • 589 Visualizações
1- Quais as origens do modelo burocrático da administração?
2- Quais são os tipos de sociedade e de autoridade identificados por Weber na Teoria da Burocracia? Explique cada um.
3- Explique as características do modelo burocrático segundo Weber.
4- Descreva as principais vantagens da burocracia para a administração.
5- Explique a chamada racionalidade burocrática e seus principais efeitos.
6- Identifique as principais disfunções da burocracia e explique o que representam.
7- Descreva os modelos burocráticos de Merton e de Gouldner.
8- Descreva as principais críticas à Teoria da Burocracia.
Respostas:
1: A Teoria da Burocracia surgiu na década de 1940, para suprir as críticas das teorias organizacionais existentes, especialmente a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas
A origem da Burocracia data da antiguidade, como visto nos primórdios da administração, porém foi a partir da descoberta dos estudos de Max Weber, que a administração e seus estudiosos, apropriaram-se dos conceitos da teoria weberiana adaptando-a aos pressupostos organizacionais administrativos da época.
Popularmente a burocracia é vista como uma empresa, repartição ou organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo as soluções rápidas e eficientes, funcionários apegados a regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização, porém essas atribuições não são próprias da teoria e sim de suas disfunções.
Para Max Weber a burocracia é exatamente ao contrário, é a organização eficiente por excelência e para conseguir esta eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas devem acontecer.
2: Para ele a burocracia não é um sistema social, mas um tipo de poder, por isso para entendê-la, ele procurou estudar os tipos de sociedade e os tipos de autoridade.
a) Autoridade Tradicional:
• Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas sempre foram feitas.
Domínio patriarcal
b) Autoridade Carismática:
• Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam.
c) Autoridade Legal, Racional ou Burocrática:
• Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque concordam com um conjunto de preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando.
3:
...