Estudo Dirigido
Monografias: Estudo Dirigido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gemail • 27/10/2014 • 547 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS-CESC
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA
ESTUDO DIRIGIDO E MAPA CONCEITUAL
CAXIAS-MA
2014
GERALDA LOPES
ESTUDO DIRIGIDO E MAPA CONCEITUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – 1º período do Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, como requisito para obtenção de nota na disciplina Metodologia científica.
Professora Msc: Georgyanna Andréa Silva Morais
CAXIAS-MA
2014
ESTUDO DIRIGIDO
1) Método científico é um modo sistemático de esclarecer diversos acontecimentos semelhantes, declarando que não existe ciência sem método, pois todas as ciências fazem uso da metodologia e com o passar do tempo houve evoluções e adaptações de diversos autores.
2) O desenvolvimento histórico do método científico passou a evoluir também, Galileu propôs o método indutivo experimental que analisa os casos particulares e relaciona com o todo, contrário a Aristóteles que analisava o todo para relacionar os casos particulares, após isso, Francis Bacon modernizou as ideias de Galileu destacando que uma afirmação só poderia ser validada com a observação e a experimentação. Porém, Réne Descartes analisou que ao inverter as ideias de Francis Bancon e Galileu Galilei, é possível criar a forma de raciocínio da dedução.
3) É o processo pelo qual ,o pesquisador por meio de um levantamento particular, chega a determinadas conclusões gerais,ou seja, parte-se do específico para o geral, assim a Indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Portanto, o objetivo dos argumentos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam.
4)As etapas da indução são classificadas como a observação do fenômeno, analise das partes, estabelecimento de relação quantitativa entre os itens citados, indução de hipóteses, verificação das hipóteses, generalização dos resultados, confirmação das hipóteses e estabelecimentos de leis gerais.
7) Através da indução, não produzimos conhecimentos novos, porém explicitamos conhecimentos que antes estavam implícitos, melhor, o método indutivo faz uso da analogia obtendo conclusões gerais a partir de premissas individuais, e o método dedutivo é o processo mental contrário à indução, analisando o todo e relacionando com casos particulares, no entanto o método
...