Estudo Dirigido Cano
Monografias: Estudo Dirigido Cano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ic4r0 • 3/11/2014 • 1.532 Palavras (7 Páginas) • 643 Visualizações
1. Qual o efeito de uma política de valorização do real frente a outras moedas: sobre o saldo da balança comercial? Sobre a oferta e a demanda de divisas estrangeiras? Sobre os preços domésticos?
A valorização do real gera uma deterioração do saldo da balança comercial ao estimular as importações e desestimular as exportações.
A valorização do real, ao elevar as importações e reduzir as exportações gera uma redução das ofertas de divisas estrangeiras, pois os exportadores são grandes ofertantes de divisas externas e o aumento da demanda pelos importadores.
Pode gerar uma redução na taxa de elevação dos preços domésticos, ou seja, uma redução da taxa de inflação.
2. De que variáveis dependem as exportações e importações de um país? Indique se essas variáveis são diretas ou inversamente relacionadas às exportações e importações?
As exportações estão diretamente relacionadas aos preços externos em dólares, a taxa de cambio, à renda mundial, e aos subsídios e incentivos às exportações, e inversamente relacionadas aos preços internos em reais.
As importações estão diretamente relacionadas aos preços internos em reais, à renda e produto nacional e inversamente relacionada aos preços externos em dólares, a taxa de cambio e as tarifas e barreiras às importações
3. Com base no bloco que você estudou, discuta pelo menos duas variáveis macroeconômicas importantes para a sua consolidação (do bloco).
Taxa de Câmbio: A taxa de câmbio é a variável macroeconômica individualmente mais importante na definição do crescimento econômico e da melhoria da qualidade de vida. Ela estabelece o preço nacional de uma moeda estrangeira. Sua manipulação está atrelada a estabilidade cambial e monetária de um país, e sua queda e sua alta pode provocar, entre outras, os seguintes efeitos, deterioração das finanças públicas, inflação, deflação, contração ou expansão de exportações e importações, alteração dos preços relativos.
Taxa de Juros: constituem na essência da estratégia de estabilização: os diferenciais de juros internos atraem elevado volume de capitais de curto prazo o que, na essência de controle de capitais, provocam a apreciação do câmbio, principal mecanismo de controle de preços. Se a taxa de juros aumentar, os investimentos na produção são desestimulados, a indústria se retrai e vice-versa.
4. Defina:
- Bem público: são todos aqueles que integram o patrimônio da Administração Pública direta e indireta. Todos os demais são considerados particulares. São públicos os bens de domínio nacional pertencentes as pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual fora pessoa a que pertencerem. As empresas públicas e as sociedades de economia, embora sejam pessoas jurídicas de direito privado, integram as pessoas jurídicas de direito público interno, assim os bens destas pessoas também são públicos.
- Bem de consumo coletivo, bem público “puro”, bens semi-públicos ou meritórios: bem de consumo coletivo é o fato de o bem ou serviço ser de consumo não excludente só funciona quando a utilização do bem não está saturada.
Bem público puro é um bem cujo consumo não é rival e cuja exclusão não é desejável por oposição aos bens privados. A não rivalidade é a característica de dois ou mais consumidores poderem consumir uma mesma unidade do bem consumo conjunto, ou seja, o consumo do bem por um consumidor não reduz a quantidade disponível para consumo desse bem por outro consumidor. A exclusão não ser desejável é a característica inerente ao fato de não existirem custos adicionais em ter um consumidor extra.
BENS SEMIPÚBLICOS OU MERITÓRIOS são os bens que satisfazem o princípio da exclusão, mas são produzidos pelo Estado. Como os serviços de saúde, saneamento e nutrição.
- Impostos diretos e indiretos: imposto direto é aquele que incide sobre a renda e a riqueza. Imposto indireto é aquele que incide sobre as transações de mercadorias e serviços.
- Estrutura tributária progressiva, regressiva e neutra: estrutura tributária progressiva ocorre quando o aumento na contribuição é proporcionalmente maior que o aumento ocorrido na renda. A estrutura baseada nesse imposto onera proporcionalmente mais os segmentos sociais de maior poder aquisitivo. Estrutura tributária regressiva e neutra ocorre quando o aumento na contribuição é proporcionalmente igual ao ocorrido na renda. Não há ainda no Brasil exemplos desse tipo de imposto, onde a relação entre carga tributária e renda permanece constante, com o nível de renda, onerando igualmente todos os segmentos sociais.
- Déficit primário, operacional e nominal do setor público: déficit primário é medido pelo déficit total, excluindo correção monetária e cambial e os juros reais da dívida contraída anteriormente. No fundo é a diferença entre os gastos públicos e a arrecadação tributária independente dos juros e correções da dívida passada. Déficit operacional é medido pelo déficit primário, acrescido dos juros reais da dívida passada. Constitui-se, desse modo, no déficit total ou nominal, excluindo a correção monetária e cambial. É considerada a medida mais adequada para refletir as necessidades reais de financiamento do setor público. Déficit nominal ou total indica o fluxo líquido de novos financiamentos obtidos ao longo de um ano pelo setor público não financeiro em suas várias esferas (união, governos estaduais e municipais, empresas estatais e previdência social).
5. Descreva cada um dos grupos de rendas do Setor Público.
As rendas tributarias constituem a variável estratégica do governo, pois sendo de captação de natureza coercitiva, o estado pode manipula-la em função dos caminhos da politica econômica de curto prazo e longo prazo. As rendas derivadas de atividades produtivas representam os juros como resultado das atividades financeiras dos estado e os lucros como os resultados de produção e das vendas das empresas públicas que produzem para o mercado. As rendas patrimoniais são as rendas provenientes do patrimonio público. Por último, o grupo das transferências não compreende uma parcela da renda nacional, pois significa transferências de rendimentos das familias e empresas. São contribuições á previdencia social feitas por empregadores e empregados e outros pagamentos unilaterias.
6. Quais são os impactos causados pela redistribuição da renda mediante o
...