Estudo Dirigido De Weber
Trabalho Escolar: Estudo Dirigido De Weber. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlanSilvaServico • 15/11/2014 • 388 Palavras (2 Páginas) • 425 Visualizações
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
Estudo Dirigido sobre Weber
1) Explicar como Weber analisa a divisão entre indivíduos/grupo nas sociedades.
2) Como Weber define poder?
3) Explicar os três tipos de denominação (legitima) sendo Weber.
Respostas:
1) A análise feita por Weber, no que diz respeito à relação entre indivíduos/grupos na sociedade tem como base três dimensões/ordens sendo uma ordem econômica, outra social e por fim a última trata da ordem politica. Sendo ambas caracterizadas respectivamente abaixo:
• Ordem econômica tem como base o rendimento e o local que o indivíduo possui no mercado, ou seja, tem relação direta com os ganhos econômicos de cada indivíduo, onde tem maior respaldo quem tem maior rendimento e encontra partida quem tem menos ganho tem menor prestigio.
• A dimensão de ordem social, leva em consideração o status. Tem destaque na sociedade quem ocupa posição de honra, independente do quesito financeiro.
• Dimensão de ordem politica, tem relação direta com o poder de decisão politica, também, sem levar em consideração o quesito financeiro. Neste contexto, tem mais prestígios quem ocupa cargos de dimensões públicas administrativas.
2) A definição de poder segundo Weber tem como base a imposição da própria vontade de um indivíduo ou de alguns indivíduos dentro de uma organização, tendo, tal vigor mesmo em situações de desaprovação por parte dos denominados. O detentor do poder é por regra dominador, pois impondo sua vontade na relações sociais. O grupo subordinado por ele é dominado, tendo inclusive seguir os seus mandamentos.
3) A dominação tradicional, como o próprio nome diz segue a tradição do poder, de pai para filho e assim, por conseguinte. Os dominados aceitam essa passagem de poder por conformismo, levando em consideração o reconhecimento de um passado, para eles não vêm a calhar.
Quando se trata do carisma, Weber define a dominação tem como base a confiança dos dominados para com o dominador quando tal, por sua vez, utiliza-se de possíveis revelações no caso das profecias, pelo vitorioso em uma guerra, no caso dos políticos e assim por diante. Neste caso os dominados têm o nível de relação mais estreito para com o dominador.
Para que o domino da legalidade possa ser exercido, regras racionais devem existir. Neste caso com base nessas regras o dominador exerce seu poder embasado nas mesmas, ou seja, é o “domínio exercito pelo moderno servidor do estado”.
...