Estudo Dirigido - Durkheim
Trabalho Universitário: Estudo Dirigido - Durkheim. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kady • 24/9/2013 • 918 Palavras (4 Páginas) • 1.125 Visualizações
1) Diferencie fato social normal de fato social patológico.
Durkheim acreditava que,ao nascer, o ser humano encontra um mundo com regras e padrões de conduta já estabelecidos. Esse mundo posto, o Homem se filia, uma vez que as regras e padrões pré-estabelecidos exercem uma certa coerção sobre os indivíduos. Dessa forma, uma pressão social molda o comportamento das pessoas em determinado grupo social. Partindo de um modelo que chamamos de modelo orgânico da sociedade, Durkheim faz uma reflexão sobre o fato social normal e patológico.
Ao comparamos sociedades estruturalmente semelhantes, e alguns fatos sociais se repetem, temos a indicação de que estes são fatos sociais "normais", que fazem parte do próprio funcionamento desse sistema. Porém, se encontramos fatos sociais que só existem em uma sociedade entre várias comparáveis, podemos considerá-los uma "exceção", mostrando que aquele fato social não faz parte do funcionamento do sistema, sendo ele por tanto um fato patológicos.
2) O crime é considerado por Durkheim como fato social normal ou patológico? Argumente.
O crime é um fato social normal, afinal é encontrado em qualquer sociedade, em qualquer época. O crime representa a importância dos valores sociais que repudiam determinadas condutas como ilegais e as condenam em penalidades. No entanto, segundo Durkheim, não está isento de se tornar uma doença social; basta que o índice de criminalidade atinja níveis elevados.
3) Em relação à figura abaixo e segundo as observações de Durkheim a respeito de fato social normal e patológico, como podemos avaliar os homicídios ocorridos em Minas Gerais no período de 1995 a 2005? Nesse caso, os crimes dizem respeito a um fato social normal ou patológico? Comente.
A criminalidade no estado de Minas Gerais, apesar do gráfico dá ênfase em um determinado período de tempo, pode ser considerado um fato social normal, visto que, a criminalidade se faz presente em todas as sociedade em qualquer que seja a época. Durkheim dá o seguinte exemplo: “Para que os assassinos desapareçam é preciso que o horror pelo sangue vertido se acentue nessas camadas sociais donde provêm os assassinos; mas para que isto aconteça é necessário que a sociedade global se ressinta do mesmo modo.”
Segundo ele o crime regula a sociedade. “O crime é, portanto, necessário; está ligado às condições fundamentais de qualquer vida social e, precisamente por isso, é útil; porque estas condições a que está ligado são indispensáveis para a evolução normal da moral e do direito”.
4) Diferencie os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica.
Para Durkheim existem dois tipos de solidariedade, a mecânica e a orgânica. A solidariedade mecânica consiste em sociedades primitivas que tinham agrupamentos do tipo tribal, formando clãs, originários das semelhanças psíquicas, sociais e físicas. São essas semelhanças que fazem a coesão social acontecer nesse tipo de sociedade. O que prevalece na solidariedade mecânica, enquanto ser social é o comportamento visando a consciência coletiva, e não necessariamente o desejo individual. A solidariedade orgânica surgi a partida do desenvolvimento da sociedade, ou seja, conforme ela vai se tornando complexa. Com a divisão do trabalho e as diferença entre os indivíduos, ocorre na sociedade um processo de individualização dos membros. Esse tipo de solidariedade baseia-se nas diferença, já que são elas que, unem os indivíduos por necessidade de trocas de serviços e pela interdependência. .
5) Qual o tipo
...