Estudo Dirigido de Fisiologia
Por: antoniotop • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.991 Palavras (12 Páginas) • 237 Visualizações
Estudo Dirigido Fisiologia I
1-) Qual a principal função do Sistema Respiratório? O que é metabolismo basal? Qual a relação do tamanho do animal com seu metabolismo?
R= Fornecer O2 e eliminar CO2, (Respiração). Metabolismo basal refere-se à quantidade mínima de energia que o corpo necessita ter á sua disposição enquanto está em repouso (sono) para conseguir sobreviver (isto é o número de calorias gastas durante o sono) e não se aplica quando está acordado. Quanto menor for animal mais rápido será sua perda de peso metabólico, pois ela tem uma capacidade menor de armazenamento do que os animais maiores.
2-) Por que espécies chamadas aeróbicas (como eqüinos e caninos) tem maior VO2?
R= Vo2 representa a capacidade aeróbica máxima de um indivíduo. Os animais como cavalo e cachorro apresentam uma alta taxa de atividade sendo assim maior sua taxa de (Co2) que a quantidade de oxigênio que consegui utilizar em quando faz exercícios físicos.
3-) Quais são as outras funções do Sistema Respiratório além da Respiração? Explique uma dessas funções.
R= Equilíbrio acida-base, formação e defesa contra infecções (através de espirros e tosse). Os mecanismos de defesas pela respiração envolvem uma série de fatores que ajudam na remoção de partículas inaladas e microrganismo.
4-) Na necessidade de um aumento na taxa metabólica, como ocorre o aumento do volume total de ar respirado por minuto?
R= Aumentado do volume de ar respirado ocorre quando, exercitamos as células musculares aumentam assim a taxa de respiração celular liberando mais gás carbônico. Esse gás combinasse com água e forma, ácido carbônico, resultando no aumento no grau de acidez do sangue. Esse aumento é rapidamente detectado pelo sistema nervoso, que assim aumenta a estimulação dos músculos envolvidos na respiração, resultando aumento da freqüência respiratória.
5-) O que é espaço morto anatômico? Como o uso de sondas endotraqueais interfere nesse espaço morto?
R= Quando uma pessoa respira, parte do ar respirado fica no nariz, traquéia e faringe, aonde não ocorre a troca gasosa este local e denominado espaço morto anatômico. As ondas endotraqueais interferem no espaço morto anatômico, pois ele ocupa o espaço morto anatômico, impossibilitando a presença de ar, interferindo assim no espaço morto anatômico
6-) Quais são os músculos que auxiliam na respiração? Em que movimentos e como esses músculos atuam?
R= Inspiração= Musculo diafragma e os intercostais externos. Quando a inspiração é forte utilizam-se também os músculos acessórios (esternocleidomastoideo, posteriores, e médio Posterior médio e serrátil anterior, anterior. Movimento= Diafragma quando ele se contrai ele se movimenta para baixo empurrando as vísceras fornecendo a expansão dos pulmões no sentido caudal. Intercostais externas= Ele
Aumenta o diâmetro-lateral e a anterior e posterior da caixa torácica, permitindo maior expansão do pulmão e os acessórios, eles eleva a caixa torácicas quando aumento significativo no volume aplicado nos pulmões. Expiração= Durante a expiração passiva não se utiliza músculos, já durante a expiração forçada utiliza os músculos intercostais internos e os músculos do abdome. Movimento= Intercostais internos ele diminui o
diâmetro lateral e anterior e posterior da caixa torácica, aumentando a pressão sobre os pulmões para expelir o ar de forma forçada músculos abdominais. Ele comprime as vísceras que se movimenta para cima esse aumento a pressão sobre as beiras dos pulmões.
7-) Como ocorre o sincronismo respiratório quando o animal está galopando?
R= No exercício, a atividade dos músculos respiratórios aumenta. Para suprir os substratos metabólicos, o fluxo sanguíneo para o diafragma aumenta a ventilação durante o galope é auxiliada pela sincronização da marcha e respiração. A inalação ocorre à medida que os membros anteriores são estendidos e os posteriores aceleram o animal para frente. A exalação ocorre quando os membros anteriores estão em contato com o solo. Os músculos respiratórios geram trabalho para dilatar o pulmão e vencer a resistência a fricção para o ar fluir. Quando a taxa respiratória aumenta, a velocidade do fluxo aumenta, e mais energia é usada para gerar fluxos contra a resistência a fricção nas vias respiratórias
8-) O que é capacidade residual funcional?
R= Consiste em uma quantidade de ar que, em condições normais, permanece nos pulmões ao final da expiração normal. Não pode ser calculada por espirometria.
9-) O que é surfactante pulmonar? Qual a sua importância?
R= E um agente tenso ativo na água produzida pelos pneumócitos tipo 2 dos alvéolos, que reduz acentuadamente a tensão superficial da água que encobrem os alvéolos.
10-) O que são vasos sanguíneos alveolares e extra-alveolares?
R= Vasos sanguíneos pulmonares= Esses capilares aumentam a resistência com grande volume aéreo, por que a pressão alveolar se torna maior que a pressão capilar vasos extras alveolares grandes vasos arteriais e venosos, ele aumenta a resistência com pouco volume aéreo, realizando uma tração radical. Pelo parênquima pulmonar elásticos, aumentando o diâmetro dos vasos extras alveolares e diminuindo o RVP.
11-) Quais são os fatores que influenciam o fluxo sanguíneo pulmonar? Explique um deles.
R= Hipólio Alveolar= Diminui a tração alveolar de O2, acumulo de O2 (hipercapnia) o que leva uma acidose.
Hipólio alveolar generalizado= Causado por uma hiperventilação ou por uma ventilação em grandes altitudes tem como resposta uma hipertensão pulmonar. Variação do volume pulmonar= Quando maior volume de ar nos alvéolos, será a constrição capilar realizada diminuindo o fluxo sanguíneo pulmonar.
Exercícios físico= No exercício o fluxo de sangue aumenta por que é necessária uma oxigenação rápida dos músculos, E esse fluxo sanguíneo sempre será maior na base. Postura= O fluxo sanguíneo e maior em uma postura ereta.
...