Estudos Dirigidos 1
Tese: Estudos Dirigidos 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prod3032 • 6/11/2013 • Tese • 458 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
ED 1 TEXTO 1
A)_ A notícia não é um relato fiel de um acontecimento mais sim uma mistura onde seu locutor deixa suas marcas, e bagagens culturais do meio de onde se vive. Transformando um “fato” em um relato. Podendo dizer que o autor de uma notícia pode deixar sua opinião em um fato, de uma formar que mantém a geratriz do fato e modificando suas esferas que a circunda.
B)_O relato é a notícia de um presidente boliviano, um ex-líder dos plantadores de coca e crítico ferrenho do imperialismo americano bebendo coca-cola em manifestação. A coca-cola é um símbolo americano, e a imagem mais expressiva é a de Evo Morales um genuíno índio até onde se pode dizer trajando vestimentas típicas de um índio. A fato foi gerado através de uma foto tirada em uma manifestação onde o presidente boliviano está bebendo coca-cola.
ED 1 TEXTO 2
Bom esses dois texto demonstram implicitamente como uma notícia pode manipular ao ponto de confundir o leitor ou conduzir seus pensamentos, vejamos o filme publicitário que começa assim “este homem pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo”, e depois cita dados que por sinal são muitos bons como estes; “o número de desempregados caiu de seis milhões para 900 mil pessoas”, seria uma coisa muito boa se não viesse de um homem chamado Adolf Hitler um nazista que culminou na morte de 6 milhões de judeus.
O segundo texto chama a atenção pelo título da Folha de S. Paulo dizendo assim: “Crise piorou”; logo em seguida apresenta informações que contra diz o próprio título com as seguintes informações; “o texto diz que 4,7 milhões de pessoas saíram da classe C e ascenderam na pirâmide. Mais adiante, o jornal acrescenta que quase um milhão de brasileiros deixou de ser pobres durante a crise financeira internacional”. Esse parágrafo foi extraído texto onde o relato principal era mostrar como a crise de 2008 afetou a mídia impressa reduzindo o volume de circulação impressa.
ED 1 TEXTO 3
Sim eu identifiquei momentos onde Jorge Cândido relata passagens em que sofreu estigmas ou preconceitos por causa de sua doença, em um primeiro momento foi na sua 2º crise quando ele relata ter perdido muitos amigos por puro estigma; em outro relato foi após a 4º crise onde o médico Rodrigo Bressam o convidou para participar das aulas dele contando a experiência pessoal dele sobre o estigma. E Jorge Cândido finaliza seu depoimento dizendo que o estigma é muito prejudicial para a esquizofrenia. Ser apontado como o louco ou ser desacreditado só piora. Muitas vezes, o início das crises não é percebido. Por isso é importante dividir com o médico, com a família e com amigos, é necessário apoio de todos.
...