Estudos Dirigidos 1 / Mídia E Tratamento Da Informação
Exames: Estudos Dirigidos 1 / Mídia E Tratamento Da Informação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aurelio_jr1 • 24/9/2013 • 1.301 Palavras (6 Páginas) • 391 Visualizações
QUESTÃO 01
Leia a seguir as “Frases infelizes de Rafinha Bastos e outros comediantes” da Televisão brasileira, publicadas pela Revista Veja de SP, no dia 05/10/2011.
"Toda mulher que eu vejo na rua reclamando que foi estuprada é feia pra c...”
Trecho de piada de Rafinha durante seu show de stand-up comedy
“É octógono, cadela! Põe esse nariz no lugar.”
Comentário no CQC sobre a dificuldade da apresentadora Daniela Albuquerque, da RedeTV!, em pronunciar a palavra "octógono"
“Aí, órfãos! Dia triste hoje, hein?”
Post publicado em seu perfil no Twitter no Dia das Mães deste ano
“Já c... muito a mãe dele.”
Frase dita durante um quadro do "CQC" sobre a mãe do repórter Felipe Andreoli
DANILO GENTILI
“Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que eles chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz.”
Frase publicada por Danilo Gentili em seu perfil no Twitter sobre a polêmica da construção de uma estação na Avenida Angélica
“King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?”
Comentário no Twitter, em julho do ano passado
MARCOS MION
“Essa é a pergunta que não quer calar. Como ela faz para tomar banho? Como ela vai à piscina? O que ela faz com o pacote?”
Frases de Marcos Mion no "Legendários", da Record, sobre a transexual Nany People
“É como se o Silvio Santos começasse a pegar a Maisa.”
Comentário em seu blog sobre o namoro dos cantores Marcelo Camelo e Mallu Magalhães, na época com 16 anos, citando a atriz mirim de 9 anos, do SBT
PÂNICO NA TV
“São pernas gordas, seios fartos e muitos buracos em torno da região das nádegas.”
Marvio Lucio, o Carioca, do "Pânico na TV", sobre a cantora Preta Gil
Disponível em: http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2237/rafinha-bastos-comediantes-frases - acesso em 10/02/2012
Assista também ao vídeo abaixo em que Rafinha Bastos faz piada sobre Wanessa Camargo e seu bebê:
http://www.youtube.com/watch?v=_iRScEQU9p0
Síntese do vídeo: Ao falar sobre a gravidez da cantora Wanessa Camargo, Rafinha disparou: "Eu c... ela e o bebê".
Em entrevista ao Jornal “Folha de S. Paulo”, Jô Soares fez o seguinte comentário acerca da piada feita por Rafinha Bastos sobre Wanessa Camargo e seu bebê: “Não acompanhei o momento (em que Rafinha Bastos fez a piada sobre Wanessa Camargo). Eu só acho que o humor não pode ter limite. Quem estabelece esse critério é quem fala a coisa.”
Sobre essa questão, o crítico de Mídia Alberto Dimes, em editorial do Programa do Observatório da Imprensa “O caso Rafinha Bastos e os limites do humor”, exibido no dia 31/01/2012, afirmou que: "Discutir o humor faz bem ao fígado e faz um bem ainda maior ao distinto público que assim se exercita na arte da reflexão e do debate. (...) O que está faltando em nossa atribulada modernidade é compreender a essência do humor, tanto do bom como do mau humor, já que no fundo eles são contíguos. Este é um segredo ao qual só os grandes humoristas têm acesso."
Considerando os pontos de vista de Jô Soares e Alberto Dimes, posicione-se criticamente sobre os seguintes questionamentos: O humor não deve ter limites? Programas humorísticos têm o direito de mexer com a dignidade de uma pessoa, invadindo sua intimidade? Comente, fazendo referências às frases de humoristas da televisão brasileira, publicadas pela Revista Veja de São Paulo.
1 - A premissa utilizada pelos praticantes e favoráveis do conceito de ‘humor ilimitado’, ‘Humor politicamente incorreto’ é a liberdade de expressão, direito previsto constitucionalmente.
...