TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Dirigidos

Artigos Científicos: Estudos Dirigidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

DADOS DA QUESTÃO

Os novos ideólogos da modernização, a partir da dicotomia tradicional-moderno, como antigamente, apresentam-nos a sociedade ocidental industrializada, tecnologicamente avançada e moderna como um modelo ideal a ser seguido pelos países da periferia. No seu entender, a história é uma sucessão de etapas, ou estágios graduais que levam necessariamente ao desenvolvimento. Atualizando a teoria da modernização para os dias atuais, encontram-se os mesmos argumentos funcionalistas para explicar a exclusão social: os "integrados" no mundo globalizado são aqueles que conseguem incorporar atitudes, valores e novos padrões de comportamentos mais adequados ao usufruto das oportunidades que as sociedades capitalistas oferecem a todos os seus cidadãos. As variáveis psicossociais novamente são consideradas as determinantes fundamentais da inclusão social, sendo a educação, a principal delas. A Internet transforma-se numa palavra mágica com força persuasiva: todos devem "integrar-se" à rede mundial para participar da era global.

O texto acima foi extraído da introdução do artigo científico Globalização e Exclusão: A Dialética da Mundialização do Capital, de Tania Steren dos Santos, e apresenta características específicas deste gênero da esfera acadêmica. As abordagens demonstram o grau de focalização, no momento de elaboração do texto/parágrafo. Com base nesta afirmação e analisando as palavras grifadas, selecione a abordagem predominante e justifique sua escolha.

Abordagens:

Ideológica

Histórica

Funcionalista

Psicológica

Social

Psicossocial

Educacional

Tecnológica

Resposta:

A globalização e a exclusão pode-se dizer que são conceitos que tem ligação um com o outro pois a globalização é um processo onde aprofunda a integração da economia, social, cultural e política e tem pode-se dizer que ela teria sido impulsionada pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países, é um fenômeno criado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permite maiores mercados para os paises globais. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Uma pessoa é considerada socialmente excluída quando está impedida de participar plenamente na vida econômica, social e civil e/ou quando o seu acesso ao rendimento e a outros recursos (pessoais, familiares e culturais) é de tal modo insuficiente que não lhe permite usufruir de um nível de vida considerado aceitável pela sociedade em que vive. A exclusão social pode, portanto, ser definida como uma combinação de falta de meios econômicos, de isolamento social e de acesso limitado aos direitos sociais e civis; trata-se de um conceito relativo dentro de qualquer sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com