TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado

Exames: Estágio Supervisionado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  6.949 Palavras (28 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 28

OBJETIVO DO ESTÁGIO

O Estágio supervisionado tem como objetivo geral proporcionar ao aluno estagiário uma

análise e reflexão sobre o plano de ação global de gestão da escola, dos programas de

ensino, promovendo, desta forma, condições de instrumentalizar-se para a profissão.

O presente relatório refere-se a 130 horas de Estágio Supervisionado

1 INTRODUÇÃO

Para esse primeiro estágio supervisionado, em Gestão, fomos encaminhadas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Eulina Ribeiro Alencar, localizada no bairro do Jacintinho em Maceió capital de Alagoas e realizamos nosso estágio. Com o objetivo era que através de observação e análise da necessidade da escola visitada, elaborássemos um plano de ação e executássemos para ver como se acontecem as coisas na realidade.

Primeiramente, fizemos leitura de textos e tivemos orientação da professora responsável pelo estágio supervisionado e antes mesmo de visitarmos a escola preparamos questionários, que seguem em anexo, em cima do que pretendíamos saber e dividimos nossas tarefas para que não ficássemos perdidos e assim já com tudo organizado e sabendo exatamente o que deveríamos fazer fomos à escola.

No segundo passo, já munido de um roteiro para as nossas visitas fomos à escola, fizemos a caracterização e observamos qual a necessitada da escola em gestão, juntamente com a coordenação da escola e da direção.

No terceiro passo voltamos à faculdade para, com a orientação da professora, elabora um plano de ação em cima da necessidade real da escola e, com o projeto pronto, voltamos à escola com o intuito de aplicá-lo da melhor forma possível e, assim, tentar ajudar na solução do problema encontrado.

Sabíamos que esta tarefa não seria fácil, mas também sabíamos da sua importância para o nosso crescimento:

“A etapa realizada no ambiente escolar teve como objetivo desenvolver nos acadêmicos um olhar questionador. Com o pré-projeto em mãos, utilizado como bússola, o acadêmico participava das atividades do setor determinado em seu cronograma, buscando conhecer o funcionamento do mesmo e a integração dele com os demais segmentos da unidade escolar. Amparados pelas discussões que orientaram a elaboração do material, aproveitavam este momento para observá-la as ações dos profissionais no ambiente escolar e aprender com eles.” (CASSOL CARBELLO e CROCE, 2009

Realmente, é difícil, mas enriquecedor as orientações com as vivências nos dão uma completa visão da realidade que enfrentaremos e, com nosso olhar de pesquisadoras esperamos que nossa aprendizagem seja cada vez mais premeada de saberes e paradigmas que levem ao ensino e aprendizagem dos nossos futuros alunos e o nosso.

2 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nosso Estágio Supervisionado I, em Gestão Escolar, foi realizado em escola da rede municipal, na Escola de Ensino Fundamental professora Eulina Ribeiro Alencar, situada no bairro do Jacintinho, Maceió-Alagoas.

Segundo o Projeto Político Pedagógico (PPP, 2008) da escola, o bairro do Jacintinho recebeu este nome em homenagem a um senhor de posse que em 1920 abriu suas portas aos pobres oriundos do interior com a intenção de melhoria de vida na capital, o Senhor Jacinto Ataíde.

É o bairro mais populoso da cidade que cresceu de maneira desordenada e com muita carência.

O bairro possui um canal de TV e um canal de Rádio, um amplo comércio e com bastante variedade, correio, feira livre diária, loteria, supermercados, postos de saúde, mini-pronto socorro posto de combustível, dez (10) escolas municipais e sete (7) estaduais, três (3) creches, três (3) delegacias, conforme dados colhidos no PPP, 2008.

No contexto sócio-cultural, político e econômico são constados: falta de estrutura na maioria das escolas e proliferação de favelas, com aproximadamente vinte (20), grave problemas de saneamento, deficiência de coletivos, precária coleta de lixo, grande número de crianças e adolescentes na rua, crescente tráfico de drogas e de violência.

Além de sofrerem com discriminação por ser morador do “Jaça” (conhecido como lugar de malandro), sofrem na procura de emprego e com a falta de qualidade de moradia e pela falta de ares públicas de lazer e esporte.

“Mediante todos esses fatos, estando a escola inserida nesta realidade, nossos alunos são um reflexo da situação acima caracterizada: crianças desprovidas de alimentação adequada, convivência familiar desajustada e carentes das condições mínimas de sobrevivência material e humana.” (PPP, 2008).

Origem da escola Eulina, que tem este nome em homenagem a uma professora da família Falcão e, na época, que tinha representantes da sua família como Prefeito de Maceió.

Esta unidade escolar foi construída no antigo “Campo da barato”, terreno baldio usado para jogar bola e com grande proliferação de baratas devido à grande concentração de lixo.

Sua inauguração aconteceu em 1986, na gestão do prefeito Djalma Falcão, constando com quatro (4) salas de aula, uma (1) diretoria, uma (1) secretaria, dois (2) banheiros, uma (1) cozinha, e um (1) pátio para recreação. Tendo como diretora a educadora Maria José Porciúncula. E, pela necessidade da comunidade por vagas, ocorreu a primeira ampliação em 1989 para seis (6) salas de aula, no governo de Guilherme Palmeira e tendo na direção a Pedagoga Marilucia Almeida Soares.

Na administração do Prefeito Pedro Vieira, em 1992 mais duas (2) salas de aula foram construídas e o muro da escola. E no governo de Ronaldo Lessa, em 1994, perfuração e funcionamento do poço artesiano, construção de uma cisterna com capacidade de dez (10) mil litros de água, pintura do prédio e estruturação da horta escolar, sob responsabilidade do professor técnico agrícola Arnaldo Guedes Cavalcante.

Em março de 1999, na administração da Prefeita Kátia Born, aconteceu nova reforma onde a estrutura física da escola passou a contar com sala dos professores, secretaria com arquivo, almoxarifado, sala de pré-escolar com banheiro no próprio ambiente, sala de coordenação pedagógica, refeitório, copa cozinha com despensa, laboratório de informática com dois aparelhos de ar-condicionado, sala de vídeo, biblioteca dois banheiros coletivos (masculino e feminino) com três boxes, e um deles para deficientes, uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com