Estágio em licenciamento
Relatório de pesquisa: Estágio em licenciamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oliveiraoeiras • 10/1/2015 • Relatório de pesquisa • 381 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Química – Universidade Federal do Piauí-UFPI, da disciplina Estágio Supervisionado IV, ministrada pela professora Maria do Carmo Gomes Lustosa, como cumprimento da exigência acima. O estágio foi realizado no Centro de Ensino Médio em Tempo Integral Rocha Neto, no período de 10 de Novembro a 26 de Novembro de 2014.
O Estágio Supervisionado é um momento de estudos práticos para o ensino/aprendizagem e experiência docente, pois envolve supervisão, revisão, correção e planos cuidadosos. Quando compreendido como uma atividade que pode trazer imensos benefícios para o ser humano, para a melhoria do processo educativo e para o estagiário, no que diz a sua formação profissional, provavelmente trará respostas positivas. Estes se tornam ainda mais indispensáveis quando se tem consciência de que as maiores beneficiadas serão a sociedade, a comunidade escolar, os egressos da universidade e, em especial, a qualidade da educação.
Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.
Para mudar a didática do ensino da Química na escola tornando-a dinâmica, rica, viva, é preciso mudar antes o conceito que se tem dessa disciplina. É preciso reconhecer que ela é fruto do trabalho humano e, como tal, está sujeita a erros e acertos. É preciso também reconhecer que ela evolui e se modifica no tempo, em função do uso que se faz dela.
Não é possível preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos químicos desvinculados da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles, esperando que saibam como utilizá-los no futuro. Por isso, faz-se necessário pensar em tornar o ensino de Química uma das formas de preparar os alunos para a participação ativa dentro da sociedade.
O desafio para nós estudantes de Licenciatura em Química é mudar a forma de pensar e de ensiná-la. E o estágio possibilitou um repensar da educação química.
...