Estéres
Resenha: Estéres. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rhyane • 10/6/2014 • Resenha • 783 Palavras (4 Páginas) • 373 Visualizações
Estéres
Ésteres são compostos orgânicos produzidos através da reação química denominada de esterificação: ácido carboxílico e álcool reagem entre si e os produtos da reação são éster e água.
Os ésteres também são obtidos pela ação de um ácido orgânico ou inorgânico sobre um álcool, com liberação de água. Assim, para que a reação seja catalisada, pode-se adicionar ácido clorídrico (HCl) que, a partir da sua dissociação, aumenta a concentração de íons H+ no meio e desloca o equilíbrio da reação para o lado da formação do éster.
Existem três classificações para os ésteres, eles podem se encontrar na forma de essências, óleos ou ceras, dependendo da reação e dos reagentes.
Essências:
Ésteres nessa forma são obtidos através da reação com ácidos e álcoois de cadeia curta. Este produto de ésteres é muito usado em indústrias de alimentos, ele permite a atribuição de diferentes sabores e aromas aos produtos artificiais.
Sabe aquele sabor e aroma de frutas que encontramos em gomas de mascar, refrescos artificiais, gelatinas, bombons, qual a substância responsável por este efeito? São as essências de ésteres, os flavorizantes também conhecidos como aromatizantes. Exemplos:
Antranilato de metila: Alimentos com sabor artificial de uva possuem esse aromatizante do grupo de ésteres, os refrescos de uva são um exemplo.
Acetato de pentila: Constituinte do aroma artificial de banana.
Etanoato de butila: Essência que confere o sabor de maçã verde às balas e gomas de mascar.
Butanoato de etila: Esse éster confere o aroma de abacaxi a alimentos.
Metanoato de etila: É responsável pelo aroma artificial de groselha.
Acetato de propila: O sabor artificial de pêra das gomas de mascar se deve à presença deste éster.
Óleo:
Os produtos derivados de ésteres neste estado são muito usados no nosso dia-a-dia. Também na forma de gorduras, estão presentes em nossa alimentação, agora os exemplos de ésteres na forma de óleos e gorduras:
Éster dos ácidos linoléico e oleico: Óleo de soja presente na refeição diária.
Os ésteres que derivam apenas de um álcool, como a glicerina ou propanotriol, como o próprio nome já diz, trata-se de um álcool com três hidroxilas, a reação acontece com três ácidos, sendo assim, o produto será um triéster. Esse produto corresponde ao óleo de soja, já citado, azeite de oliva, manteiga ou margarina.
Estearina: É encontrado na gordura animal conhecida como sebo, é matéria prima para a fabricação de sabonetes e sabões.
Ceras:
Quando álcoois com elevado número de carbonos reagem com ácidos surge uma nova forma de ésteres; as ceras. As mais conhecidas são a cera de abelha e a cera de carnaúba, elas servem para fabricar velas, graxas para sapatos, ceras para pisos, entre outras.
Propriedades:
Físicas:
• Em geral, líquidos voláteis,incolores, de odor agradável àqueles que apresentam massas moleculares menores.
• Líquidos viscosos, xaroposos e gordurosos aqueles que massas moleculares médias.
• Sólidos com aspecto de cera aqueles que apresentam as maiores massas moleculares.
• Praticamente não apresentam polaridade molecular.
• Insolúveis em água, entretanto, solúveis em álcool.
• Como não apresentam pontes de hidrogênio possuem pontos de fusão e ebulição inferiores aos dos ácidos e álcoois de mesma massa molecular.
Químicas:
Hidrólise:
É uma reação química, em que um dos reagentes é a água. Através desta reação grandes
...