Etapa 1 Atps Organização De Computadores
Trabalho Escolar: Etapa 1 Atps Organização De Computadores. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: maxsullivanm • 3/5/2014 • 2.190 Palavras (9 Páginas) • 397 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE UNIDADE 1
Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook, Tablet, Desktop e Smartphones.
CAMPO GRANDE MS
MARÇO DE 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE UNIDADE 1
Professor Antônio Felício
Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook, Tablet, Desktop e Smartphones.
CAMPO GRANDE MS
MARÇO DE 2014
Sumario: Introdução:..................................................................................................................4
1.1 Introdução à arquitetura de computadores......................................................................5
1.2 Opções disponíveis no mercado de Ultrabook..................................................................8
1.3 Opções disponíveis no mercado de Tablets.....................................................................10
1.4 Opções disponíveis no mercado de SmartPhones............................................................12
1.5 Opções disponíveis no mercado de Desktop....................................................................14
1.6 Conclusão..........................................................................................................................17
1.7 Referencias Bibliograficas.................................................................................................18
Introdução.
Neste trabalho iremos fazer uma breve citação sobre “organização e arquitetura de computadores” e sobre “componentes de um sistema de computação”. Juntamente com algumas opções de dispositivos para serem utilizados em uma empresa, tais como: Ultrabook, Tablet, Desktop e SmartPhone.
1.1 Introdução à arquitetura de computadores.
A organização de computadores está envolvida com a forma com o que o hardware do computador opera e a forma com o que os seus dispositivos são interconectados para formar o sistema computacional. Supõe-se que os vários componentes estão nos seus devidos lugares, e a tarefa é investigar a estrutura organizacional a fim de se verificar que as partes do computador operam conforme deveriam.
Preocupa-se com a estrutura e comportamento dos vários módulos funcionais de um computador, e como eles interagem para atender às necessidades de processamento do usuário.
A arquitetura de computadores está direcionada à estrutura e comportamento do computador conforme a visão do seu usuário. Ela inclui os formatos da informação, o conjunto de instruções e técnicas para endereçamento da memória.
Componentes de um sistema de computação.
Quando nos referimos a um sistema de computação, a primeira imagem que vem à mente é algo parecido com o desenho ao lado: Um monitor, um teclado, um mouse e um gabinete (ou caixa) que costumamos chamar de CPU (em português UCP – Unidade Central de Processamento) ou também de processador.
Na verdade o processador (CPU ou UCP) está dentro do gabinete, mas como ele é o item mais importante de todo o conjunto ele acaba dando nome a caixa.
Podemos aproveitar esta imagem para descrever alguns periféricos (equipamentos ou dispositivos que estão juntos ou na “periferia” da CPU):
• Monitor: Periférico de saída;
• Mouse: Periférico de entrada;
• Teclado: Periférico de entrada;
Olhando para dentro do gabinete veremos podemos citar outros periféricos importantes, mas o que nos interessa é a CPU (ou o processador – ou mais precisamente o microprocessador) que se situa na placa-mãe (motherboard ou ainda mainboard) como veremos a seguir:
O microprocessador é responsável pela atividade principal de processamento dentro de um sistema computacional (sistema computador). Unidade Central de Processamento (UCP ou CPU) Podemos representar o processador (ou microprocessador) através de três módulos básicos:
• Unidade de Lógica e Aritmética (ULA)
Decodifica e executa as instruções em linguagem de máquina a cada etapa da execução dos programas. Supondo que um algoritmo tenha sido implementado em uma certa linguagem, após sua conversão em linguagem de máquina, cabe a ULA “ler” cada um dos passos lógicos ou aritméticos do programa e executá-los.
• Unidade de Controle
Gerencia diversos acionamentos, comunicação entre o ambiente externo e interno ao microprocessador, movimentação de dados bidirecional entre microprocessador e seus periféricos entre outras funções.
• Registradores (memória interna)
Cada dado que entra no microprocessador deve ficar pelo menos um instante a fim de ser traduzido e operado, os registradores servem para este fim, além disso, existem registradores específicos para diversas operações como endereçamento das linhas de um programa a serem executadas, “estados” da máquina e outras informações de vital importância para a operação do microprocessador. O microprocessador necessita ainda de um item externo a fim de executar suas operações:
• Memória Principal
É o local onde um programa (ou uma parte de um programa) será armazenado a fim de possibilitar sua execução. Existe uma hierarquia entre as memórias, como veremos mais adiante em nossos estudos, e os registradores, por serem internos ao microprocessador, são as unidades de memória mais rápidas, porém com o menor tamanho. A fim de possibilitar que
...