Etapa 3 De APO
Casos: Etapa 3 De APO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dafs • 22/3/2015 • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 302 Visualizações
Previsão de vendas
A previsão de vendas é importante para utilizar as máquinas de maneira adequada, para realizar a reposição dos materiais no momento e na quantidade certa, e para que todas as demais atividades necessárias ao processo industrial sejam adequadamente programadas. Apesar de as previsões serem importantes uteis para o planejamento das atividades, elas podem apresentar erros em suas estimativas, devendo-se ser cuidadoso tanto nas coletas de dados como na escolha o modelo de previsão para diminuir os erros.
Planejamento, predição e previsão
Planejamento: É um processo lógico que descreve as atividades necessárias para ir do ponto no qual nos encontramos até o objetivo definido.
Previsão: É um processo para determinação de um acontecimento futuro baseado em dados completamente subjetivos e sem uma metodologia de trabalho clara.
Previsão: Processo metodológico para determinação de dados futuros baseados em modelos estratégicos, matemáticos ou econométricos ou ainda em modelos subjetivos apoiados em uma metodologia de trabalho clara e previamente definida.
Ciclo da administração de materiais
Necessidade do cliente:
As necessidades dos clientes, tanto internos quanto externos devem ser analisadas para que a empresa avalie se poderá atendê-las a partir dos estoques existentes ou se terá de iniciar um processo de reposição de material por meio da compra, em se tratando de produtos fornecidos por terceiros, ou de produção, no caso de produtos fabricados internamente pela empresa.
Análise das necessidades do cliente:
O processo de reposição do material tem início com uma demanda de um cliente. O órgão de planejamento de materiais deve verificar se existe estoque do material e se o material deve ser comprado ou fabricado.
Reposição de materiais:
A reposição de materiais é feita pelo órgão de compra da empresa. Os principais passos do processo de compra são a seleção dos fornecedores e a emissão do pedido. A seleção envolve identificar os possíveis fornecedores, agrupar itens a serem supridos pelo mesmo fornecedor, avaliar as condições de qualidade, financeiras e de confiabilidade de entrega de cada fornecedor, e analisar a possibilidade de contratos de abastecimentos de médios e longos prazos, procurando estabelecer parcerias. Para que essas atividades sejam desenvolvidas a contento, é imprescindível um cadastro de fornecedores que considere os diferentes aspectos do fornecimento e que se encontre permanentemente atualizado.
Recebimento de materiais:
O recebimento tem inicio quando o material chega às dependências da empresa. O recebimento pode, em geral, é realizado pelo órgão de armazenamento; contudo, há empresas que possuem órgão diferenciado para recebimento de materiais, principalmente no caso de materiais muito especializados, ou se existe um grande volume de materiais.
Armazenamento:
O armazenamento de materiais é necessário para reduzir os custos de produção e fretes e para garantir um melhor atendimento aos clientes.
Logística:
As principais funções da distribuição física são as negociações de fretes, seleção de rotas e do meio de transporte, incluindo os serviços oferecidos e sua qualidade, verificação das normas existentes, determinação do tipo de operação da empresa de transportes e execução de transportes internacionais.
Os meios de transportes utilizados na Logística (distribuição /entrega) são:
• Transporte Rodoviário:
Possui preços competivos, é bastante flexível pois não necessita de baldeações.
• Transporte Ferroviário:
Mesmo possuindo custos baixos, possui prazos de entregas longos e variáveis, não possuem muito flexibilidade. O transporte ferroviário é indicado para grandes quantidades de produtos, longa distancia e para produtos não perecíveis e não frágeis.
• Transporte Fluvial e marítimo:
Também é uma alternativa barata, mas apresenta problemas nas operações dos portos marítimos e fluviais. Em especial no transporte fluvial existe o problema de navegabilidade continua dos rios, que muitas vezes depende da existência de eclusas de navegação, onde na falta das eclusas há a necessidade de baldeação dos produtos. O transporte fluvial e marítimo é indicado para longas distanciais e para grandes quantidades.
• Transporte aéreo:
É utilizado em casos de urgência do produto, ou para cargas pequenas, pouco peso e pouco volume. É o mais caro de todos os transportes. É utilizado também na falta de outra modalidade confiável de transporte.
Os valores dos serviços de transporte sofrem muita variação no preço em função da demanda daquele meio especifico de transporte, das condições climáticas, das safras dentre outros. No caso do transporte aéreo e marítimo ainda existe a cobrança de taxas referente às descargas e de armazenamento que podem elevar substancialmente o valor dos fretes.
Sistemas ERP
O ERP é um modelo de gestão corporativo baseado num sistema de informação, com o objetivo de promover a integração entre os processos de negócios da organização e fornecer elementos para as decisões estratégicas. O sistema ainda possibilita a empresa automatizar e integrar a maioria de seus processos de negócio, compartilhar dados e praticas em toda a empresa e produzir e acessar as informações em tempo real. O ERP é um sistema que facilita o fluxo de informações dentro de uma empresa, integrando as diferentes funções, quais sejam: manufatura, logística, finanças, recursos humanos e engenharia dentre outras. Ele ainda apresenta uma base de dados que opera em uma única plataforma e que consolida
...