Etapa 4 Comportammento
Artigos Científicos: Etapa 4 Comportammento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natkmf • 31/5/2014 • 1.430 Palavras (6 Páginas) • 197 Visualizações
1- Introdução:
O presente trabalho é sobre uma empresa fictícia, chamada Pet Glamour, um pet shop montado por 2 irmãos, Alba e João, e que não está em bom andamento como o desejado. Mais concretamente, trata-se sobre os conflitos detectados dentro da empresa, o modo de percepção e os pontos negativos de cada personagem, tendo assim uma visão geral perfil comportamental dos integrantes da empresa. E a colocação de propostas para melhorar o social e o financeiro da empresa.
O objetivo é o conhecimento e desenvolvimento das competências e habilidade cada integrante do grupo.
Resultados e discussões
Tabela de Motivação dos Gestores
Alba
Motivação: Sonho realizado de ter seu próprio negócio, exercendo a profissão que ela gosta, na área de banho e tosa satisfazendo assim seu gosto pelos bichos.
Desmotivação: Insatisfação com o trabalho do sócio.
João
Motivação: Os lucros motivam João e a satisfação de trabalhar na sua área.
Desmotivação: O conflito com a sua irmã e sócia e a falta de cooperação do gerente e sócio. Ele está também sobrecarregado
Rui
Motivação: A oportunidade de exercer o cargo de gerência e ter a sua função reconhecida.
Desmotivação: O fato de não ser reconhecido e não ter o controle sob os seus subordinados, não sabendo se impor.
Com base nas informações extraídas na etapa 2, conseguimos analisar fatores de motivação, desmotivação e nível de stress, de Rui, Alba, João.
Alba e João se sentiam motivados por terem realizado o sonho de um negócio próprio, Alba ficou responsável pela parte do banho e tosa, enquanto João cuida de toda parte administrativa.
Alba começou a culpar João pela queda do faturamento, alegando que ele não tem administrado a empresa com competência necessária, e João se diz sobrecarregado, e acusa Alba por não participar da administração, e que ela só se preocupa com a parte do banho e tosa.
Rui tem como motivação ser o gerente, porém não tem o controle da gerência, os funcionários do banho e tosa, sempre fazem o que quer, utilizam os produtos sem nenhum aviso ou registro, sem contar que as vendedoras tem apresentado muitas ocorrências de atraso e de atestados médicos.
Baseando-se nas informações obtidas através da tabela motivação dos gestores, observamos que eles eram motivados a administrar a empresa, até o surgimento dos problemas, que no caso era a queda do faturamento e a falta de controle na gerência, isso causou a desmotivação no pet shop, devido à falta de interação da equipe gerencial.
Rui Leme: 20 Alba 26 João: 31
40-48
bandeira vermelha: Preste bem atenção, PIS você está navegando em zona perigosa você fará bom uso de um terapeuta ou conselheiro.
30-39
Bandeira amarela: Seu nível de stress e raiva contida é alto e você deve estar sentindo-se agressivo as pessoas, ainda que sob controle.
10-29
Relaxe: Você se encontra em uma faixa de normalidade. Você deve ficar irritado apenas ocasionalmente, mas geralmente com uma boa justificativa.
0-9
Parabéns!!! Você está em forma.
A equipe de gestores do Pet Glamour se encontra um pouco desmotivada devido aos vários conflitos que existem na empresa, o stress que existe entre eles, de acordo com tabela Rui e Alba estão na faixa de normalidade, pois geralmente só se irritam com justificativa, e João está na bandeira amarela, está com um nível alto de raiva e stress, pois trabalha demais, seu serviço é a parte mais “chata” dos trabalhos da empresa
Cenário ideal:
O ideal para o Pet Glamour seria que seus funcionários agissem dentro das condutas éticas, e de acordo com as normas da empresa. Mediante tal conduta se tornaria mais fácil a gestão da empresa, conseguindo assim realizar melhoras no negócio, visto que desafetos entre os diretores são barreiras ao crescimento organizacional. Seria ainda, imprescindível o desenvolvimento de políticas motivacionais e a redistribuição das funções dentro da empresa, para que assim os funcionários se tornem mais produtivos e a Pet Glamour apresente melhores resultados.
Cada integrante deve transformar seu conhecimento tácito em conhecimento explícito, para que as soluções dos problemas, sejam eles grandes ou pequenos, apareçam. Pois dentro de uma empresa cada funcionário tem a sua importância, o seu valor, e os problemas caso apareçam têm que ser resolvidos em conjunto e não jogados nas “costas” somente de um integrante como tem acontecido no pet
Os funcionários formam grupos dentro da empresa Anita e Léia – Fazem parte do grupo de tarefas, pois elas se reúnem no seu local de trabalho apenas com único intuito de realizar as tarefas da organização.
Iara - Faz parte do grupo de interesses por ela ser uma pessoa confiável ao trabalho, cumpre todas as normas da empresa, tem interesse de crescer dentro da organização, tudo isto faz com que ela se enquadre dentro desse grupo, pois ela tem objetivos para alcançar.
João Maria - Faz parte do grupo de segurança e também pode fazer parte do grupo de alcance de metas, pois ele é o mais centrado da organização, tem visão holística e sempre está preocupado
...