Etnocentrismo
Tese: Etnocentrismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fmthbrasil • 5/10/2014 • Tese • 758 Palavras (4 Páginas) • 428 Visualizações
ETNOCENTRISMO
Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
Boas
Acreditava-se que as culturas se desenvolviam através de fatos que a sociedade enfrentou (multilinear).
Durkheim
Objeto de estudo -> O fato Social <- Coercitivo generalizado e anterior e exterior.
Coercitivo: Pressão coercitiva da sociedade para que as pessoas se casem.
Generalizado: Está presente em toda a sociedade, ideia de modelo monogâmico no Brasil.
Segundo Durkheim a sociedade não pode ser estudada pelo indivíduo devido à questão da psicologia. A sociedade deve ser estudada a partir de grupos sociais.
Com Durkheim nos distanciamos do etnocentrismo; entendendo a sociedade em sincronismo (funcionalismo) compreender a sociedade.
Concepções de História:
• Evolucionismo: História geral da Humanidade. -> Critérios não científicos
• Difusionismo: história específica de cada ponto. -> Cada cultura evolui com suas características (tempo, história, etc). Difusionismo é a teoria que trata do desenvolvimento de culturas e tecnologias, particularmente na história antiga. A teoria sustenta que uma determinada inovação foi iniciada numa cultura específica, para só então ser difundida de várias maneiras a partir desse ponto inicial.
Malinowski -> Trabalho de campo
Economia de Subsistência -> Mínimo necessário para sobrevivência. Povos com tecnologia simples que não conseguem produzir em grande escala. Economia de miséria/ pobreza. Vem das suposições dos antropólogos, porém estudando constata-se que esta economia é de fartura e não de miséria. Podem produzir excedentes mais não querem = igualdade.
Economia de Mercado é excedente -> Poder para exercer no outro que não tem. Reside a condição de Miséria = Desigualdade.
Conceito de Identidade
Biológica, psicológica e antropológica.
Biológica -> Enfatiza herança genética, da qual derivam as várias raças humanas.
Psicológicas -> Constituição histórica da subjetividade; No caso da psicologia esta subjetividade se refere à constituição do sujeito nas sociedades modernas.
Identidade Cultural
A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos historicamente compartilhados que estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade, ou seja, a identidade das pessoas constitui-se inicialmente de condições históricas e culturais que lhe são dadas, pois ao nascerem se deparam com um grupo familiar em pleno funcionamento, com língua, regras e hábitos. Entretanto a partir de certo momento de nossa vida é possível mudar estas limitações.
Sociedade é o agrupamento de indivíduos entre os quais se estabelecem relações econômicas, políticas e culturais. Numa sociedade existe unidade de língua e cultura e seus membros obedecem a leis, costumes e tradições comuns, unidos por objetivos que interessam ao conjunto, ou às classes que nele predominam.
Sociedade Moderna: Grupos que sua principal característica é a autonomia bem demarcada. Somos capazes de separar
...